Na oportunidade, foram apresentadas também as atividades desenvolvidas pela última gestão até o primeiro semestre de 2014

A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13

Duas das prioridades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), criado pela Lei Municipal n° 607/91, são: formular a política municipal de atendimento aos direitos e garantir a execução das políticas públicas voltadas ao público infantojuvenil. Com esse propósito, o Comdica realiza iniciativas que englobam profissionais envolvidos com as diversas áreas que atendem a esse público.

Na manhã desta quarta-feira, 13, como parte dessas ações, foi realizado um encontro, no espaço do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), para a apresentação das atividades desenvolvidas pela equipe, no período de 2012 a 2014, e dos novos conselheiros para a gestão 2014-2016.

Lenira Figueiredo

De acordo com a presidente do Comdica, Lenira Figueiredo, todos os envolvidos na defesa dos direitos da criança e do adolescente são de suma importância. “É muito interessante está em contato com as pessoas que, na prática, fazem as atividades do conselho acontecerem”, afirmou. Para ela, importante também é a realização dessas atividades não só para o cumprimento dos objetivos. “Nessas ações podemos sempre esclarecer sobre quais posturas podemos, ou não, tomar no que se refere aos direitos do público infantojuvenil”, complementou.

O órgão –O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo que tem, entre outras atribuições, fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros nos programas e serviços governamentais e não governamentais. O Comdica fica localizado na Praça Catão Ferraz, s/n, no Centro, e as reuniões semanais acontecem às quartas-feiras.

Valorização –Reconhecer as atividades exercidas pelo público infantojuvenil do município, e valorizar as peculiaridades de cada um, também é um dos aspectos defendidos pelo Comdica. A exemplo disso, o conselho organizou o Concurso de Poemas, realizado em junho deste ano. Na ação, estudantes das escolas públicas e privadas de Vitória da Conquista inscreveram suas obras, e o poema vencedor foi Pequenos Cidadãos, da autoria de Nathália Badim Santos. O concurso estimulou a criatividade e a interação das crianças e dos adolescentes.