O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) promoveu na noite desta terça-feira, 3, na sede Sindicato dos Bancários, o “I Encontro Estreitando Laços: Educação e Conselhos Tutelares”. O evento contou com a participação do Ministério Público, gestores escolares e de membros do Comdica e do Conselho Tutelar.

Lenira Figueredo, presidente do Comdica

O objetivo do encontro foi apresentar as ações dos conselheiros para a Rede Municipal de Educação, além de buscar parcerias que contribuam na formulações de políticas publicas para crianças e adolescentes. “Esse encontro de hoje é fruto de uma solicitação dos professores do município para que eles possam conhecer e saber o papel do Conselho Tutelar”, explicou Lenira Figueredo, presidente do Comdica.

Marília Lacerda, coordenadora do Conselho Tutelar da Zona Rural

A coordenadora do Conselho Tutelar da zona rural, Marília Lacerda, falou da necessidade do trabalho em convergência com os educadores. “Temos a missão e o compromisso de buscar soluções para casos de violação de direitos da criança e do adolescente. Mas sabemos que esse compromisso e responsabilidade não é só do conselho tutelar, é de todos nós, por isso é necessário haver essa parceria, para estabelecer esse contato, uma vez que é na escola que a criança passa boa parte do seu tempo”, ponderou.

Ronilton Ferreira, professor

O gestor da Escola Municipal Iza Medeiros, Ronilton Ferreira também comentou a iniciativa. “Nós, enquanto gestores escolares, precisamos ser vistos como parceiros. Afinal, todos nós somos interessados em garantir os direitos de crianças e adolescentes”, disse.

Opinião compartilhada pelo promotor de Justiça, Marcos Coelho. “Essa atuação do conselho tutelar frente às escolas é uma política de garantia de direitos extremamente importante”, argumentou.

Marcos Coelho, promotor de Justiça

Ainda segundo a presidente do Comdica, Lenira Figueiredo, está previsto para março do ano que vem, outro encontro com o objetivo de fortalecer os compromissos estabelecidos.