O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Vitória da Conquista, composto por 12 conselheiros titulares e 12 suplentes, finalizou, na manhã do último dia 20, suas atividades anuais. Na ocasião, foram avaliadas as ações realizadas em 2012 e apresentado o planejamento para o próximo ano.

Lenira Figueredo

Segundo a coordenadora do Comdica, Lenira Figueredo, durante o ano, várias ações foram executadas em favor da política de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Conseguimos encaminhar para Prefeitura e Câmara de Vereadores a lei de criação de mais dois Conselhos Tutelares e projetos – que estão em processo de aprovação -para os bancos do Brasil e do Nordeste para garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. Também foram iniciadas as discussões sobre a reformulação da lei de criação do Comdica e do seu regimento interno”.

Para o ano de 2013, a coordenadora afirma que os desafios são ainda maiores, pois, além de dar continuidade a reformulação da lei do Comdica, há necessidade de rever as documentações das entidades cadastradas no órgão, fazer monitoramento periódico das instituições e dos programas governamentais e realizar a eleição do Conselho Tutelar.