Na tarde desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início à instalação dos 50 kits de pias doados pela empresa B&G Distribuidora, que se soma como aliada na luta contra a Covid-19. Além de uma ação de solidariedade, a iniciativa é um chamado à prevenção.

“Recebemos uma doação de mais uma empresa parceira do município e estamos instalando as pias no Ceasa, estaremos também instalando nas demais feiras, na Patagônia, no bairro Brasil e no Alto Maron. Esse é mais um meio de incentivar e conscientizar as pessoas com os cuidados que têm de ter contra o coronavírus, que é higienizar as mãos”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulos Sousa.

As pias são acompanhadas de dispensadores de papel toalha, sabonete líquido e uma lixeira e estarão instaladas próximas dos principais acessos, para que as pessoas possam utilizá-las ao entrar e ao sair das feiras.

O senhor Renério foi um dos primeiros a utilizar uma das pias

Na Ceasa, serão instaladas 20 pias e as demais serão distribuídas nas outras feiras. Para o senhor Renério Viana, que é feirante, a novidade é benéfica. “As pessoas que entram na Ceasa vão, certamente, mexer com dinheiro, a gente também mexe com dinheiro, baseado por isso, as pias são uma boa alternativa. Pra nós, e para os clientes, será muito bom”, elogiou.

Lavar as mãos é ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Você sabe lavar as mãos? Veja um passo a passo:

  • Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos (lembre-se de tirar os anéis);
  • Dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar. O ritual completo deve durar cerca de 50 segundos;
  • Capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho;
  • Seque com toalha descartável (em ambientes coletivos);
  • Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.