Mobilidade Urbana
Postado em 7 de novembro de 2024 as 14:19:13
Um trânsito seguro se faz com a participação de todos, por isso, nesta manhã (7), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio do Simtrans, realizou o Comando Educativo na Praça Barão do Rio Branco. E dessa vez o público-alvo foram os pedestres, que receberam orientações dos agentes de trânsito, tiraram dúvidas e responderam a perguntas.
“Foi interessante pois o que nós estamos precisando nesse país é justamente isso, educação no trânsito para ver se melhora mais, porque é acidente que mais tem aí. E isso aí é muito importante para pessoas que não têm muito entendimento no trânsito. E receber uma aula dessa aí pode até salvar a vida de uma pessoa”, declarou Jaime Costa Filho, 65 anos, um dos participantes da palestra.
Apesar de ter outros meios de transporte, o morador do Candeias explicou porque o papel do pedestre se faz mais presente no seu dia a dia. “Eu prefiro andar a pé, pela saúde, e para melhorar justamente o trânsito, porque a gente chega no Centro de Conquista hoje de carro, não tem nem como estacionar, então eu prefiro andar a pé, é mais prático”, comentou.
Para os pedestres foram ofertadas palestras com orientações sobre o uso da faixa de pedestres, sobre redobrar a atenção nas travessias, orientações de como se deve atravessar, sempre em linha reta e olhando para ambos os lados, para garantir a própria segurança.
Já para os motociclistas também foram ofertadas palestras com orientações de segurança, utilização dos equipamentos necessários, tais como capacete, luvas, manter as duas mãos no guidão, não utilização de equipamentos eletrônicos enquanto pilota, entre outras orientações.
O motociclista Luiz Cláudio Silva também ouviu as orientações e falou da importância de trabalhar com todos os públicos. “Eu achei interessante a palestra. Eu acho que tem que colocar na cabeça de cada um, porque cada um tem que fazer a sua parte. Como eu uso muito a direção defensiva, eu paro até fora da faixa quando o pedestre atravessa. E como a maioria é pedestre, então tem que educar os pedestres também, que eles tem que passar na faixa, não pode estar atravessando rua com o celular, tem que olhar para os dois lados…”, alertou Cláudio.
Um dos objetivos do evento é aproximar ainda mais os agentes de trânsito da comunidade, bem como orientar a população sobre boas práticas de conduta no trânsito, sejam eles pedestres, motociclistas e condutores. “Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e tem por objetivo maior transformar o trânsito num espaço seguro para todos”, salienta a coordenadora de Trânsito, Jamilly Alves.