Desenvolvimento Rural
Postado em 1 de abril de 2023 as 15:40:31
A prefeita Sheila Lemos participou na manhã deste sábado (1º) do encerramento da 2ª Semana do Produtor de Leite – fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Junto ao reitor da Uesb, Luís Otávio Magalhães, professores e dezenas de alunos, Sheila discursou e acompanhou um pouco da aula de campo na área onde ficam os currais da Uesb.
Em sua fala, a Prefeita destacou o importante papel social exercido pela universidade e ressaltou que a Prefeitura tem se mantido aberta a promover meios para o ensino e aperfeiçoamento dos estudantes. “É dever dos governantes estarem atentos a temas que se referem a técnicas de melhoramento dos alimentos. Por isso, buscamos dialogar com a comunidade acadêmica e intermediar o acesso às tecnologias sobretudo para os pequenos produtores”, afirmou Sheila.
Para o reitor, Luiz Otávio, a parceria entre a Prefeitura e a Uesb é um evento de relevância histórica para a cidade. “A Uesb começou a partir do curso de Agronomia, que foi implantado pela necessidade de desenvolver pesquisa nesta área aqui na região. O sucesso e o pioneirismo deste evento se consolidaram através da parceria entre essas instituições”, comentou o reitor.

Luiz Otávio
Márcio Pedreira, coordenador e professor do curso de Agronomia da Uesb, declarou que eventos como a Semana do Produtor do Leite fomentam a pesquisa e a extensão que formam, junto ao ensino, os principais objetivos da universidade. “Nossa missão, enquanto universidade pública, é permitir que o trabalho alcance o sistema de produção. Queremos desenvolver, mediante nosso trabalho, soluções que sejam aplicadas diretamente ao produtor e aqui isto tem sido possível”, garantiu o docente.

Márcio Pedreira
Ana Clara Ferraz está no primeiro ano do curso de medicina veterinária da UniFTC e declarou estar encantada pela quantidade de informação que adquiriu ao longo dos três dias de evento. “Para mim, que cresci no meio rural é uma oportunidade maravilhosa de adquirir mais conhecimento, além do que tenho em sala de aula. O aprendizado neste dia de campo está sendo muito proveitoso”, relatou a estudante.

Ana Clara Ferraz (ao centro), acompanhada das colegas do curso de medicina veterinária da UniFTC, Clara Pereira (à esquerda) e Nívea Chaves
Como meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) para esta edição, foram superados o alcance e o número de participações do ano anterior que, desta vez, contou com os apoios do Banco do Nordeste, da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprosulba), da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite, e do Sebrae.
Veja alguns momentos do dia de campo, na Uesb.