Nesta quarta-feira (17), é celebrado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, uma data de mobilização pelo fim do preconceito e da discriminação contra a população LGBTQIAP+. A data traz uma reflexão para a perspectiva da equidade, diversidade e tolerância, com a garantia de direitos por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), cujo objetivo é a inclusão social desse público.

A dificuldade de acesso à educação e a falta de oportunidades para ingresso no mercado de trabalho estão entre os maiores desafios enfrentados pela população LGBTQIAP+, além do alto índice de violência. Para se ter ideia, um levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), um dos pioneiros no enfrentamento ao preconceito, mostra que a região Nordeste segue com o maior índice de morte de pessoas LGBTs no ano de 2022.

Preocupada com a garantia de direitos para essa população, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos LGBTs, tem se empenhado na criação de políticas públicas voltadas para o público LGBTQIAP+, sendo a terceira cidade na Bahia a possuir uma Coordenação LGBT, que além de colocar em prática projetos que garantem cidadania, também promove capacitações, atendimento psicológico e acompanhamento jurídico, quando necessário.

A campanha Maio da Diversidade é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura, com uma programação durante todo o mês dedicada às conquistas e lutas enfrentadas pela comunidade LGBTQIAP+. O tema escolhido para a campanha deste ano foi “O preconceito afasta, o respeito une”, visando reforçar valores como inclusão, autonomia e democracia. Durante a programação do mês, estão previstas oficinas, palestras, rodas de conversa, shows, exibição de filmes, além de atividades artísticas e culturais.

As atividades começaram na segunda-feira (15), no Centro Integrado de Direitos Humanos, com a posse dos 12 integrantes da primeira composição do Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG), criado pela Lei 2.656, de 13 de julho de 2022. O conselho possui instância deliberativa e fiscalizadora da implementação das diretrizes das políticas LGBTPQIA+, em Vitória da Conquista.

Veja a programação: