Defesa Civil
Postado em 14 de junho de 2025 as 17:11:31 e atualizado em 26 de junho de 2025 as 12:19:01
A partir deste sábado (14),Vitória da Conquista passou a utilizar o sistema “Defesa Civil Alerta”, promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, marcando também o início das operações deste novo sistema em todo o país. Para tanto, foi emitido às 14h30 de hoje, um falso “Alerta Extremo”, em caráter demonstrativo, para os celulares smartphones localizados no município e demais cidades participantes.
O sistema consiste na emissão dos alertas e recomendações de proteção para que as defesas civis locais possam atuar de maneira mais eficiente em situações de emergência e possam promover evacuações e outros procedimentos de socorro quando necessário. Os alertas serão emitidos através de mensagens nos celulares e aparelhos smartphones dos cidadãos, de todas as operadoras que estejam dentro do perímetro de sinal de Estações de Rádio Base (ERB’s), conhecidas como as torres de antenas de celular.
Para marcar o início do sistema em âmbito local e conhecer de maneira mais detalhada seu funcionamento, agentes da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) receberam o representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na Bahia, José Maurício, na Central de Monitoramento da Defesa Civil localizada na Central Muralha Digital.
José Maurício explicou sobre a simulação e destacou que, inicialmente, o sistema funcionará nos municípios de Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. “Será uma mensagem apenas de demonstração para não causar pânico na população, enviado de Brasília. Foi uma situação estudada, onde foi considerado o horário do envio da mensagem apenas para que as pessoas fiquem sabendo que o sistema está em operação e como funcionará. Aqui em Vitória da Conquista pode ser que as mensagens cheguem em municípios próximos.”, destacou.
O representante da Anatel ressaltou ainda que o alerta será enviado e apenas será recebido em celulares que têm a tecnologia 4G e 5G. “Esses aparelhos têm que estar ligados e não podem estar em modo avião. Então basta ele estar conectado a uma das redes, nas redes 4G e 5G. Existem alguns telefones mais antigos com sistemas operacionais que não vão funcionar, apenas os que têm o Android e o iOS. Se o aparelho estiver no modo bloqueado, ele vai receber o alerta”, afirmou José Maurício.
Segundo a coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosângela Freitas, o sistema é uma inovação que será determinante para o trabalho da Defesa Civil em situações de desastre. “Já tivemos experiência como a das chuvas de 2021, em que a informação e o tempo de deslocamento do socorro fizeram a diferença no atendimento àquelas pessoas. Estou muito satisfeita com essa nova ferramenta e tenho a certeza que danos pessoais e materiais poderão ser mitigados através dela”, declarou a coordenadora.
Conforme informado, o Sistema Defesa Civil Alerta emitirá as mensagens para todos os celulares nas condições destacadas. Além disso, há a possibilidade de acessar o sistema e solicitar atendimento da Defesa Civil por outros canais:
Canais de prestação do Defesa Civil Alerta: