EMURC
Postado em 10 de outubro de 2023 as 11:58:05
A Prefeitura de Vitória da Conquista já recuperou cerca de 200 ruas com a Operação Tapa-Buraco, desde o início de julho. Nessa segunda-feira (10), foram contempladas quatro ruas e três avenidas dos bairros Brasil, Patagônia, Kadija e Candeias. Essa conta inclui também o trabalho parcial realizado no mês de outubro: desde o dia 5, 22 vias da cidade já foram atendidas pelas máquinas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Antes disso, na aferição que considerou o terceiro trimestre de 2023 – entre o início de julho e o final de setembro -, a Operação Tapa-Buraco beneficiou 167 vias públicas da zona urbana de Vitória da Conquista, que tinham sido afetadas pela ação do tempo ou pela força das enxurradas.
Analisando-se os números fornecidos pela Emurc, constata-se que, ao longo do terceiro trimestre do ano, o ritmo de trabalho da Operação Tapa-Buraco seguiu uma curva ascendente: em julho, foram 45 vias contempladas; em agosto, a quantidade subiu para 56; e, em setembro, a programação foi ainda mais intensa, chegando a 66 vias.
Zona Rural
Além do trabalho feito no perímetro urbano, a operação foi levada também ao distrito de Bate-Pé. Nos dias 5 e 6 de outubro, a equipe da Emurc consumiu cerca de dez toneladas de material asfáltico para preencher os buracos abertos nas vias pavimentadas da localidade rural.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, o serviço de recuperação de vias pavimentadas será realizado também em outras localidades rurais. “A expectativa é que, nas próximas semanas, a gente consiga atender não só o centro urbano de Vitória da Conquista, como todos os distritos, já como um trabalho preparatório para as chuvas que estão chegando em outubro e novembro”, informa Jackson.