Nova USF tem 350 metros quadrados de área construída

Num terreno com área total de 1.650 metros quadrados, localizado na esquina das avenidas Farroupilha e Itambé, bem ao lado da Escola Municipal Padre Aguiar, a Prefeitura de Vitória da Conquista toca a construção da nova sede da unidade de saúde do bairro Patagônia, por meio da construtora Civilsan Ltda.

Com 350 metros quadrados de área construída, o prédio está em fase de reforço das estruturas, tendo concluído a fundação. Assim que estiver pronto, terá 16 cômodos, entre os quais sete consultórios médicos, além de salas para observação, atividades coletivas, vacina, recepção, almoxarifado e setores administrativos. O projeto prevê ainda a construção de dez sanitários e lavatórios.

A obra recebeu um investimento de R$ 912.100,00, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Arthur Maia, intermediada pelo vereador Luís Carlos Dudé. “Este investimento é importantíssimo para a saúde básica do nosso município”, afirmou a prefeita Sheila Lemos, nesta quinta-feira (28), durante inspeção à obra da unidade de saúde, ao lado da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, e do vereador Dudé.

“O Patagônia é um dos bairros mais populosos de Vitória da Conquista e tem uma unidade de saúde num espaço que não é adequado para a quantidade de pessoas atendidas”, comentou Sheila, referindo-se ao imóvel alugado em que funciona atualmente a unidade de saúde do bairro, responsável por atender aos quase 20 mil moradores do Patagônia e de outras áreas vizinhas.

“Era uma grita, um clamor da população do Patagônia, ao longo do tempo, para que se pudesse construir a sede própria da unidade de saúde. E cuidar da saúde das pessoas é o nosso papel, como entes políticos que somos”, reforçou Dudé. “Essa é uma unidade nova, que vai ser padrão para as outras unidades”, disse ainda o parlamentar.

“Benefício para todos”

Enquanto a obra prossegue, com previsão de entrega para agosto de 2024, os moradores aguardam pela novidade. “A expectativa é boa”, diz a comerciante Inês Paiva, 49, proprietária de uma sorveteria na avenida Farroupilha, em frente à Escola Municipal Padre Aguiar. “É um beneficio para todos do bairro. Quando se trata de saúde, todas as pessoas precisam de um atendimento de qualidade. Isso vai valorizar muito o bairro”, avaliou a moradora, que vive no Patagônia há cerca de dez anos.

Inês Paiva, comerciante: “Quando se trata de saúde, todas as pessoas precisam de atendimento de qualidade”