A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Infantil, deu início, na tarde desta segunda-feira (19), à Semana Municipal do Brincar, cujo tema deste ano é “Proteger o Encantamento das Infâncias”. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara e teve como público os coordenadores pedagógicos da educação infantil e do Fundamental I.

A professora Edjane Jardim Oliveira apresentou a palestra “O Reencantamento pelo Brincar: Protegendo as Infâncias”. Segundo ela, só é possível encantar ou reencantar se a pessoa estiver encantada. “Para que possamos nos encantar vamos tentar buscar a criança que está em cada um aqui presente. Minha trajetória toda teve o brincar como base. A ideia é essa: o brincar e através do brincar, trabalhar várias questões, temáticas, eixos, porque o brincar salva vidas”, disse.

A coordenadora de Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Smed, Júlia Alves, disse que a Semana do Brincar foi instituída por Decreto em 2017. “Vitória da Conquista se une a todas as instituições do país que fazem esse evento”. Ela explicou que este ano, a novidade foi a inclusão das crianças do ensino Fundamental I, buscando a valorização, o encantamento das infâncias, e que a valorização do brincar tem apresentado resultados positivos. “As crianças brincam na instituição de forma direcionada com o objetivo de aprender, brincam de ler, de matemática de se movimentar e crescer”.

Nivianne

Para a coordenadora da Creche Conveniada Criança Esperança, Nivianne Katrin, o brincar é imprescindível para a formação da criança como um todo. “Faz parte da aprendizagem. É um dos pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como trabalho numa creche atendendo crianças de dois a cinco anos de idade, então o brincar faz parte do letramento, da alfabetização, da convivência. Esta é uma etapa muito importante na vida das crianças dentro da escola e espero que cada vez mais possamos nos conscientizar enquanto profissionais da educação, que o brincar é pedagógico”.

O evento contou com a participação artística da cantora Marcelly Cillani e dos alunos da Escola Municipal Juiz Dr. Gildásio Pereira Castro, que fizeram uma apresentação de jogar peteca.