Desenvolvimento Social
Postado em 7 de agosto de 2023 as 17:37:18
Nesta segunda-feira (7), data em que são comemorados os 17 anos da Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Vitória da Conquista lançou oficialmente a campanha Agosto Lilás, que será responsável por uma série de ações a fim de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a existência dessa legislação.
A cerimônia de lançamento da campanha, que este ano traz o tema “Conhecer e transformar: nossa luta é pela vida de todas”, ocorreu no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), com a presença de representantes do Governo Municipal, mulheres atendidas pelo Crav e parceiros como o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o Instituto Tear, as polícias Militar e Civil e o Conselho Municipal da Mulher.
Ao longo do mês de agosto, serão realizadas palestras, rodas de conversa e atividades culturais em diversos pontos das áreas urbana e rural, em conjunto com setores como as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (Semdes), e a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc).
Uma das iniciativas de conscientização será por meio do “Agosto Lilás vai à feira”, uma intervenção que será feita em feiras livres da cidade. No dia 18, às 9h, a equipe estará na Ceasa do Centro. E, no dia 20, também às 9h, a mesma atividade será feita na Feira do Bairro Brasil. Outra frente de atuação, viabilizada pela parceria com o CRF, é a distribuição de cartazes informativos sobre violência contra a mulher em toda a rede farmacêutica de Vitória da Conquista. “Os farmacêuticos abraçam esta campanha. Estamos abertos a futuras parcerias”, afirmou o delegado do CRF, Felipe Bitencourt.
Para a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Sâmala Santos – que também integra a seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) –, o lançamento da campanha deve ser valorizado. “É importante demais valorizar um momento como este”, salientou. “Quando a gente une forças e consegue caminhar para a proteção a essas mulheres, é de grande valor”.
Acolhimento
A diarista Jussara Cardoso, 44 anos e mãe de três filhos, conhece bem tanto o trabalho desenvolvido pelo Crav quanto a importância de que mais pessoas saibam da existência da Lei Maria da Penha. Afinal, ela própria é uma referenciada pelo Crav há cerca de quatro anos, desde que conseguiu romper um relacionamento abusivo que durou 24 anos.
“Uma das decisões mais difíceis da nossa vida é abrir mão daquilo que está nos ferindo e prejudicando. São momentos muito difíceis, e a gente está muito fragilizada. Desde o primeiro momento em que cheguei aqui, eu me senti muito acolhida e amparada. Cheguei com muito medo, muitas dúvidas e insegurança. E, aqui, fui bem acolhida, amparada, protegida e bem orientada em todos os setores que eu precisei”, relatou Jussara, que optou por não ser fotografada. Graças ao Crav, ela pôde ter acesso a acompanhamento psicológico e assistência jurídica, além de conhecer outras mulheres que passaram por situações semelhantes à que ela vivia.
“Este dia de hoje é muito importante para nós, porque foi através dessas leis que a gente pôde lutar para que outras mulheres não venham a sofrer o que a gente sofreu. E que possam acabar dando fim, de uma vez por todas, ao feminicídio e a outras consequências, porque os filhos e toda a família também sofrem muito”, comentou Jussara, falando em nome das mulheres acolhidas pelo serviço – a cuja equipe fez questão de agradecer: “Aqui é minha referência, meu porto seguro que me ampara todo o tempo. A gente aprende a recomeçar. Minha palavra, hoje, é de agradecimento”.
Respostas concretas
Representando a prefeita Sheila Lemos na cerimônia, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, mencionou um dos principais alvos do Agosto Lilás: o fato de Vitória da Conquista ser, hoje, um município com altos índices de casos de violência contra as mulheres. E se referiu também às iniciativas tomadas pelo Governo Municipal para modificar essa realidade, por meio da reordenação das políticas públicas e de intervenções que vão de encontro à estrutura social vigente não só no município, mas em toda a sociedade brasileira.
“É preciso sempre lembrar que nós nascemos, enquanto nação, sob a batuta do patriarcado. E nós, homens, todos os dias, somos convidados a nos ressignificar”, disse Michael. “Não há enfrentamento à violência sem que sejam criados, institucionalmente, mecanismos de enfrentamento”.
Como exemplo desses mecanismos institucionais, o titular da Semdes citou iniciativas como a existência de duas varas dedicadas à violência doméstica, a Casa Rosa, que será dedicada ao atendimento socioassistencial de mulheres e a criação da nova Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – ato administrativo de iniciativa da prefeita Sheila Lemos, a primeira mulher a ocupar a chefia do Executivo Municipal em Vitória da Conquista.
“Nós gostaríamos de estar aqui para comemorar o fim dessa violência”, disse Michael. “Daremos uma resposta concreta até dezembro”, garantiu o secretário, fazendo referência a outras ações governamentais, em fase de desenvolvimento, com a finalidade de oferecer autonomia financeira às mulheres contempladas pelas políticas de assistência social. “Que nas próximas edições do Agosto Lilás, nós possamos comemorar a queda dos indicadores, o acesso de mais mulheres ao mercado de trabalho e o primeiro ano de atividades da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres“, defendeu.
Programação
Para conferir a programação completa do Agosto Lilás, clique aqui.
Como recorrer ao Crav:
WhatsApp: (77) 98856-5171
Telefone: (77) 3424-5325
Endereço: Rua Jesiel Norberto, nº 40, Candeias