Muita alegria e empolgação nas torcidas. Dentro da quadra, atletas procurando dar o seu melhor, suando a camisa ao representar a escola municipal na qual estudam. Assim começou a segunda etapa dos jogos estudantis, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os primeiros jogos foram do Polo 1 que teve como destaque a Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa (Alto Maron), que sagrou-se campeã nas três modalidades disputadas na competição – baleado misto, futsal feminino e masculino.

A Escola Municipal Francisco Antônio Vasconcelos (CEI de Cabeceira) também mereceu distinção ao levar os troféus de vice-campeã nas três categorias. As partidas do grupo aconteceram ontem (6) e hoje (7), no Centro Educacional Moisés Meira, localizado no distrito de José Gonçalves. Além do time anfitrião e dos dois primeiros colocados, o Polo 1 foi composto pelas escolas municipais Euclides da Cunha (CEI de São Sebastião), Professora Marlene Flores (Lagoa das Flores) e Professora Maria da Conceição M. Barros (Iracema).

Para o treinador da Cláudio, professor de Educação Física, João Paulo, a Smed está de parabéns. “Eu estou no município há cinco anos. É a primeira vez que nós estamos tendo essa oportunidade de mostrar o esporte tanto para os nossos alunos, quanto para a nossa comunidade”. Sobre as finais, ele resumiu: “A felicidade é tamanha. Cláudio Manuel em primeiro lugar em todas as modalidades do Polo e vamos para a próxima etapa”.

Já o técnico da Francisco Antônio Vasconcelos, Hugo Oliveira, comentou sobre a atuação de seus atletas. “Por mais que a gente acredite no potencial das meninas e dos meninos, botar as três categorias na final surpreendeu a gente. É um desempenho muito bom”.

Primeira competição

Para a maioria dos jogadores, essa é a primeira vez que eles participam da competição e o nervosismo é comum. “É uma emoção, dá um frio na barriga quando começa, mas depois passa”, comenta Nicole Marinho, de 12 anos, campeã na modalidade baleado. Confirmando o frio na barriga, o colega Eric Sousa, também com seus 12 anos, disse que o nervosismo só passou depois que eles conseguiram empatar com a equipe de Cabeceira, que começou completa, com dez jogadores, enquanto eles tinham apenas oito, já que dois alunos não puderam jogar. O placar no baleado foi 8 a 3 para a Cláudio Manuel.

Já mais tímida e modesta, uma das responsáveis pela vitória do time de futsal feminino, Gabriely dos Santos, de 13 anos, disse ter achado bom. As meninas da Cláudio Manuel venceram as alunas da Francisco Vasconcelos por 6 a 1.

Cláudio Manuel

O futsal masculino encerrou as disputas do Polo 1 e foi digno das grandes finais. Jogo equilibrado do início ao fim teve reviravoltas. No primeiro tempo em que só a equipe da Cláudio atacava, a defesa do Cei de Cabeceira deu um belo chute ainda no campo de defesa e abriu o placar. Já no início do segundo tempo, o camisa 10 da Cláudio foi expulso após receber o segundo cartão amarelo e o time com só três jogadores em quadra empatou com o camisa 9, Davi de Sousa, de 14 anos, que poucos minutos depois fez o gol da vitória. “Para mim é um prazer fazer dois gols na vitória. Agora é só alegria”, disse Davi ao sair da quadra comemorando com sua torcida.

Interação

O coordenador de Educação Física do Núcleo Pedagógico, Miquéias Pereira, lembrou que a competição era uma cobrança dos professores de educação física e há quase 20 anos não era realizada. “É um orgulho trabalhar com esse grupo da Smed, bastante unido. Agradeço aos professores e as escolas pelo empenho que vem fazendo para a realização desde o interclasse, e essa movimentação para trazer os meninos para esse evento intercolegial. E apesar de ser confronto entre as escolas, o que predomina aqui é a participação, uma vivência do aluno”.

Ontem (6), no início dos jogos do Polo 1, a atleta Ana Clara Santos da Silva, aluna da Escola Marlene Flores, localizada em Lagoa das Flores também ressaltou que o companheirismo e a amizade devem prevalecer. “Estamos aqui e se a gente não vencer, vamos torcer para quem estiver jogando”. E assim aconteceu.

Os jogos do Polo 2 começam na segunda-feira (10) e até 4 de novembro a segunda etapa dos Jogos Estudantis será concluída, com as disputas de mais quatro grupos. A terceira etapa será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro.