A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacina, nesta sexta-feira (17), adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente, conforme já havia sido determinado pelo Ministério da Saúde, e aguarda a chegada de novas doses da vacina Pfizer para a mesma faixa etária, com ou sem comorbidade.

A liberação da retomada da aplicação da 1ª dose em todos os adolescentes foi aprovada, hoje, em reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa do SUS que reúne representantes de todos os municípios baianos e o Estado.

A vacinação dos adolescentes sem comorbidades, escalonada por faixa etária, será iniciada em Vitória da Conquista assim que for recebido um novo lote de vacinas e a Resolução da CIB também for publicada.

De acordo com a CIB, a decisão de vacinar todos os adolescentes foi tomada com base nas evidências científicas e manifestações de entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), incluindo, principalmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todas as informações sobre a vacinação dos adolescentes serão divulgadas antecipadamente nos canais oficiais da prefeitura e os pais e responsáveis devem ficar atentos.