EMURC
Postado em 13 de dezembro de 2022 as 19:47:01
Com a implantação de meios-fios na Avenida Modelo, a obra da Avenida Perimetral já chega a 80%. Nessa via, situada no Bairro Cidade Modelo, já foram executados 70% dos serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica nos 2.791 metros de extensão entre a Avenida Paraná e a Lagoa das Bateias, no extremo oeste da zona urbana. Assim que as condições climáticas permitirem, a Emurc vai retomar a pavimentação do trecho que liga a Avenida Modelo à região do entorno da lagoa.
“A Perimetral vai ofertar uma rota mais rápida para percorrer o município e evitar o tráfego mais intenso das ruas próximas ao centro. Já executamos a terraplanagem e a pavimentação asfáltica na maior parte da Rua N e da Avenida Modelo. Agora, estamos aguardando o tempo ficar firme para dar continuidade aos serviços de pavimentação asfáltica”, disse o diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha.
Somente nos trechos da Perimetral que incluem Cidade Modelo e Morada dos Pássaros já foram investidos aproximadamente R$ 7,3 milhões, entre recursos federais e municipais. Em termos gerais, faltam apenas esses locais para que a Perimetral seja concluída.
12 quilômetros e mais fluidez no trânsito
Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), 80% do cronograma geral da obra já estão concluídos. O projeto original prevê que a via funcione como uma alternativa para percorrer toda a extensão da zona urbana, sem a necessidade de passar pela área central da cidade.
Ao longo de aproximadamente 12 quilômetros, a Perimetral começa na Avenida Brumado, segue pela Lagoa das Bateias e, em seguida, pelo Cidade Modelo, avançando pelos bairros Patagônia e Conveima. Após atravessar a BR-116, a via prossegue pela Morada dos Pássaros e segue até sair pela lateral do Shopping Conquista Sul, na Rua N. Daí, segue pela Avenida Juracy Magalhães e pelo Boa Vista, até atravessar o Rio Verruga para chegar, enfim, à Avenida Olívia Olívia Flores, na altura do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“A ideia é ligar a Avenida Brumado até a Avenida Olívia Flores, contemplando diversos bairros. É uma infraestrutura que vai dar muito mais segurança e fluidez ao trânsito do nosso município. Esperamos que nos próximos meses, a gente consiga concluir definitivamente esta obra”, observa o secretário municipal de Infraestrutura, Jackson Yoshiura.
- Rua N
- Asfaltamento no Cidade Modelo em dezembro
Rua N, entre a Juracy Magalhães e a BR-116
Sobre o que ainda falta fazer, incluindo a Rua N, Jackson Yoshiura afirma que estão previstas intervenções importantes, mas que depende do clima favorável. “O cronograma foi um pouco comprometido, em razão das chuvas. Mas estamos na iminência de concluir o trecho que liga a Avenida Juracy Magalhães à Avenida Integração. Vamos também colocar à disposição uma infraestrutura mais completa de contornos, para que a gente tenha mais segurança para quem entra e sai de Vitória da Conquista, assim como também para quem transita entre os bairros Conveima e Recanto”, informa Jackson.
Também na Avenida Modelo, os trabalhos de pavimentação terão continuidade assim que for possível. “Hoje, a gente está trabalhando no canteiro central do Cidade Modelo. E a gente espera, com o período de estiagem, concluir definitivamente o pavimento desse trecho, na ligação final da Avenida Modelo até a Lagoa das Bateias”, garante o titular da Seinfra.
Cidade Modelo já percebe melhorias
Os moradores do Cidade Modelo já estão de olho nessas futuras melhorias. Funcionário de uma loja de materiais de construção à margem da Avenida Modelo, Henrique Alves, de 20 anos, acredita que o fato de a Perimetral passar pelo bairro trouxe benefícios para o local na área de infraestrutura. “Melhorou bastante, porque agora os ônibus estão passando por aqui, o que não ocorria antes”, avaliou.
Também morador do Cidade Modelo, Diego Amorim, de 19 anos, que trabalha na montagem de carrocerias, acredita que as melhorias vieram antes mesmo da implantação dos meios-fios. “Antes do asfalto tinha muito alagamento. Agora, as coisas estão melhorando”, afirmou Diego, que mora na Rua A.

Diego e Henrique