Após cinco anos, a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista volta com tudo este ano, em sua 53ª edição. Realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, o evento inicia na noite desta quarta-feira (5) e segue até domingo (9 ). A novidade de 2024 é a entrada totalmente gratuita, sendo essa a condição do Governo Municipal para o apoio ao evento. A abertura dos portões está marcada para as 18h.

A fim de garantir que tudo aconteça a contento, equipes da Prefeitura intensificaram o trabalho para a preparação dos estandes que competem ao Governo Municipal, além de outros aspectos da infraestrutura. Desde a semana passada, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) está envolvida na limpeza – coleta de resíduos no interior do parque, roçagem e capina da vegetação interna e externa, pintura dos currais, caiação das ruas internas e adjacentes – e iluminação do parque – substituição de 127 lâmpadas vapor de sódio por luminárias LED 100w, para garantir um ambiente mais alegre e seguro. Também foram colocados postes cedidos pela Coopmac para ampliação da rede de iluminação nos locais da exposição.

Além disso, no início de maio, máquinas e profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urabana (Seinfra) trabalharam a todo o vapor na pavimentação asfáltica da Rua Leôncio Santos, via de acesso ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, localizada entre a Rua Tertuliano Sales e a Vila Emurc. Foram 3.200 metros quadrados de asfalto implantado, no total de 400 metros de extensão da via. A empresa Rockefeller Ambiental foi a executora do projeto, sob a supervisão da Seinfra.

Outras ações

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, destacou o evento como de grande importância para a cidade e para o agronegócio local. “Sabemos que é uma festa de orçamento caro, mas, com muito esforço e altruísmo dos patrocinadores e dos parceiros, conseguimos os portões abertos, inclusive para os shows, porque é uma festa de relevância para a nossa cidade. Nós teremos palestras, exposições, leilões, treinamentos, cursos e troca de experiências”, disse, acrescentando: “Conquista vai receber representantes de vários estados, que vem trazendo novas tecnologias para somar com o agronegócio e com a agricultura local”.

Além dos cursos e projetos tecnológicos, a Exposição Agropecuária vai contar com serviços de saúde, a exemplo da vacinação humana e de cães e gatos, atendimento médico de emergência e ação educativa do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav).

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres estará presente na Exposição Agropecuária com a Sala da Mulher Empreendedora, que vai realizar formalização de MEI e cadastro para o Programa Mulheres que Conquistam, e a Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com orientação sobre a Rede de Proteção.

Economia

Em termos econômicos, a expectativa da Coopmac é que a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista movimente algo em torno de R$ 100 milhões em transações comerciais, devido às oportunidades oferecida: melhores animais da região, de caprinos, bovinos, equinos, ovinos, além do entretenimento, parque de diversões, rodeios, troca de experiências e muitas outras atividades.