Sesep trabalha para conter o rápido crescimento do mato, causado pelas chuvas

Neste momento, aproximadamente 80 servidores da Coordenação de Limpeza Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), estão divididos em sete equipes, trabalhando simultaneamente na limpeza de vários pontos da Zona Urbana de Vitória da Conquista.

De acordo com o atual cronograma organizado pela Sesep, o serviço está sendo realizado nos bairros Alto Maron, Vila América, Panorama, Guarani e Ibirapuera, com mutirões de limpeza, roçagem manual, varrição, capinagem e retirada de entulho.

A roçagem com trator está sendo feita em áreas dos loteamentos Remanso, Morada dos Pássaros, Vila América, Alto do Candeias e nas avenidas Perimetral, Rosa Cruz, Olívia Flores e Bartolomeu de Gusmão.

Em algumas dessas localidades, o trabalho já está em fase de finalização. Assim que todo esse roteiro for concluído, um novo cronograma será elaborado, remanejando as equipes para outros lugares que necessitam de limpeza geral. E, caso seja necessário, elas retornarão a lugares onde atuaram recentemente, mas que, devido às chuvas, que aceleram o ritmo de crescimento do mato, já necessitam de novas visitas.

“A gente faz a limpeza pública com um cronograma estabelecido”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa. “Sabemos que o período de chuva foi muito longo. Está chovendo desde dezembro, e o mato cresce rápido demais. Mas estamos empenhados e comprometidos em fazer essa limpeza nos quatro cantos do município”, informou ainda o titular da Sesep.

Ações da semana passada

Na última semana, dos dias 15 a 20, a Sesep promoveu dez mutirões de limpeza e uma Operação Cata-Bagulho. As localidades contempladas incluem as Urbis 2 e 3, Panorama, Veredinha, Vila América, Alto Maron, Inocoop 1, Guarani, Morada dos Pássaros e as avenidas J. Pedral, Olívia Flores, além de praças da Vila Serrana.