A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) iniciou nesta segunda-feira (2) um serviço de redução dos eucaliptos no Cemitério da Saudade. A poda de suas folhagens e galhos é necessária devido à idade avançada das árvores, que apresentam risco de tombamento, principalmente durante o período chuvoso.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a execução do serviço foi cuidadosamente planejada pela equipe de Paisagismo da Semma. A utilização de um guindaste articulado garante a segurança dos moradores ao redor do cemitério, além de preservar a integridade das árvores. “Os eucaliptos são muito pesados, e por isso, é fundamental que o trabalho seja feito com toda a cautela e cuidado possíveis”, afirmou.

As podas dos eucaliptos estão programadas para ocorrer ao longo de toda esta semana. A Semma destaca a importância de manter a segurança no local, enquanto busca preservar a beleza e a saúde do ambiente do cemitério.

Prefeitura podou mais de mil árvores entre julho e novembro

As podas de árvores na cidade são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), que, desde julho, já executou mais de mil podas em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural.

Além das avenidas, praças, canteiros, passeios e órgãos públicos, as árvores dos cemitérios da Saudade, Kadija e Campo da Paz também foram atendidas pelo setor.

Ação da Sesep na semana passada

A cultura do Eucalipto

A introdução do eucalipto em Vitória da Conquista ocorreu na década de 1980, com o plantio da espécie em diversos pontos da cidade. Nos últimos anos, a Semma tem utilizado espécies da flora nativa como alternativa para a arborização urbana. Estas são cultivadas no Herbário do Sertão da Ressaca e utilizadas predominantemente em atividades de recuperação de áreas degradadas.