Somente no mês de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista, com apoio da Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército Brasileiro, distribuiu mais de 10,3 milhões de litros de água potável para famílias de 213 localidades da zona rural do município. São 10 carros-pipa sob a supervisão da Coordenação de Abastecimento, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), 16 do Exército Brasileiro e dois da Defesa Civil, estes para atendimentos prioritários, a exemplo de residências com idosos e pessoas com deficiência e ocorrências de velórios ou casamentos.

Com o trabalho da Coordenação de Abastecimento da SMDR, a Prefeitura abastece, diariamente, 120 famílias distribuídas em 80 localidades dos 11 distritos, graças ao planejamento e à fiscalização constante. A Operação Carro-Pipa atende, todos os dias, 133 localidades.

Os caminhões operados pela Defesa Civil realizaram 125 atendimentos em agosto, 121 em julho e 103 em junho.

Em agosto, os 10 carros-pipa da Prefeitura realizaram 484 viagens, distribuindo mais de 4,8 milhões de litros de água potável para 2.084 famílias de 80 localidades. No mês de julho, 68 povoados receberam visitas dos carros-pipa, um total de mais de 4,1 milhões de litros de água potável e 1.892 famílias beneficiadas.

Neste mês, já foram atendidas 29 localidades, entre povoados e sedes de distritos. Ontem [13], de acordo com o cronograma, foram contempladas as famílias residentes nos povoados São Joaquim e Morro dos Macacos, no distrito de Bate-Pé. Quatro carros-pipa atenderam as duas comunidades.

Antes, receberam os caminhões-pipa da SMDR: Abelhas, Lamarão, Três Lagoas, Baixa da Porteira, Baixão, Arizona, Matinha e Cedro (região de Inhobim); Baixa do Cedro, Jiboia, Tigre, Lagoa do Mulatinho, Algodão, Baixa do Muquém e Barreiro (Distrito de José Gonçalves); Boa Vista e Lagoa de João Moraes (Bate-Pé); Farinha Molhada e Baixa do Arroz (Pradoso), Muntum I e II, Resina, Catarina (José Gonçalves), Manoel Antônio, Mocó, Lagoa dos Patos e São Joaquim (Bate-Pé), Larguinha (Cabeceira do Jiboia), a sede e alguns povoados do distrito de Cercadinho.

Também já estão programados pela Coordenação de Abastecimento, mutirões de abastecimentos em Boqueirão (José Gonçalves), Rancho Alegre, Cachoeira dos Porcos, Lagoa Formosa I e II e Vianas (Iguá), além de Cachoeira das Araras e São Mateus (Bate-Pé), e IBC (Cabeceira do Jiboia).

Pela Operação Carro-Pipa, em agosto foram realizados 550 abastecimentos com entrega de 10 mil litros de água em cada um, totalizando 5.500.000 litros. Estão previstos para setembro, 647 atendimentos, totalizando 6.470.000 litros.