Rancho Alegre recebe Saúde em Todo Lugar

Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF), realizou o projeto Saúde em Todo Lugar no povoado Rancho Alegre. A ação aconteceu na escola desativada do povoado onde foram ofertadas consultas médicas com clínico geral, pediatra e dermatologista, atendimento de enfermagem, realização de testes rápidos, com apoio do Centro de Atenção e Apoio À Vida (Caav), vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, cadastro da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), consulta odontológica, e atendimento do Cartão SUS para atualização ou realização de novo cadastro.

Essa foi a 30ª edição do projeto, que iniciou em 2021, e tem por objetivo levar às comunidades rurais mais distantes o acesso aos serviços de saúde. “Esta é a segunda edição do projeto em 2025, a primeira foi em Bate-Pé. Hoje, aqui em Rancho Alegre, nós estamos ofertando não apenas os serviços da unidade, mas também consulta com pediatra e dermatologista, possibilitando o acesso dessas comunidade a duas especialidades que eles teriam que buscar na cidade”, explicou a apoiadora da Diretoria de Atenção Básica, Priscila Sá.

A enfermeira da USF de Lagoa Formosa, Laisa Andrade, informou que a unidade é responsável por 10 povoados e que atualmente a equipe possui mais de três mil pessoas cadastradas. Para ela, ações como o Saúde em Todo Lugar contribuem para o maior acesso da comunidade rural aos serviços da saúde. “Nos ajuda em todos os sentidos, tanto para o acesso dos serviços que já ofertamos na unidade, como vacina, consulta com clínico e dentista, como para serviços não ofertados como a carteira de pessoas com espectro autista e também consulta com pediatra e dermatologista”.

Maria da Paixão, de 25 anos, moradora do povoado Rancho Alegre, levou seu filho Bruno Henrique, de cinco meses, para consulta com o pediatra. “Para mim foi ótimo, porque tive que desmarcar já que não tive como ir para a cidade e quando remarcou, para minha surpresa, foi aqui para Rancho Alegre, bem mais perto. Gostei demais”.

Renilda Prado, de 41 anos, também moradora de Rancho Alegre, é conselheira local de saúde de Lagoa Formosa, e ficou muito alegre com a ida do projeto. Ela agradeceu pelos serviços ofertados. “Nossa comunidade estava precisando muito, porque já é difícil pra gente chegar até Lagoa Formosa, imagine na cidade. Então, hoje foi dia de aproveitar e cuidar da saúde”.