Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 22 de janeiro de 2018 as 16:36:00 e atualizado em 24 de janeiro de 2018 as 15:19:58
“Eu falei Faraó óó! Êee faraó… Clamo Olodum pelourinho… Êee faraó… Pirâmide a base do Egito… Êee faraó…”.
Foi ao ritmo de muito axé raiz que Vitória da Conquista abriu seus festejos carnavalescos com o bloquinho Algazarra, organizado pela Revista Gambiarra e apoiado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Quem esteve no Recreio na tarde do último sábado (20) conferiu sucessos típicos do carnaval da Bahia que marcam até hoje a festa do rei momo e fazem parte do gosto musical dos baianos. A animação tomou conta das ruas ao som da percussão da banda Zizi e Omolú Asè.
Segundo Ana Paula Marques, organizadora do evento, o cortejo contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, que confiaram na iniciativa e foram conferir de perto a folia do bloquinho. “Durante todo o trajeto a festa foi bonita e animada. Foi muito importante o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista por meio da Secretaria de Cultura – em especial à secretária Tina Rocha, que abraçou o projeto -, Secretaria de Comunicação, Simtrans e Polícia Militar, que garantiram que a festa ocorresse sem maiores problemas”.
O público do evento estava bem diversificado, exatamente como um carnaval deve ser. Crianças, jovens, idosos: todos queriam aproveitar a folia. A estudante Silvia Maria Leite de Oliveira ,21, gostou do evento porque ele permite o contato com as pessoas e o reencontro de antigas amizades. “Estou muito contente porque, nos últimos anos, eventos de rua como este nunca aconteciam. A iniciativa é maravilhosa”.
O estudante de psicologia, Cristiano Ribeiro, 24, esteve no bloquinho e ressaltou a importância do evento, que “consegue reunir várias tribos urbanas, estudantes e demais membros da população que, no mês de janeiro, ficam dispersos graças às férias”.
Rafael Flores, também organizador do evento, celebrou o sucesso da empreitada. “A saída do bloquinho foi um sucesso. Conseguimos cumprir o nosso objetivo e instaurar o clima de pré-carnaval na cidade. Esperamos voltar com a ideia em 2019 com mais gente ainda carnavalizando nas ruas”, comemorou.