Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 6 de julho de 2022 as 14:33:47
A seleção que vai representar Vitória da Conquista no Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal, considerada a maior competição do país pela quantidade de times participantes, já está formada. Na noite de ontem (5), a comissão técnica e os atletas foram apresentados, em evento no Estádio Edvaldo Flores, com a presença do prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé, que confirmou a disposição já manifestada pela prefeita Sheila Lemos de apoiar integralmente a caminhada da seleção até o tri-campeonato, depois dos torneios vencidos em 1979 e 1983.
Para alcançar o feito e fazer história, a nova seleção, formada por jogadores dos times que disputam o Campeonato Municipal, conta com um incentivo especial, anunciado pelo presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT, Luciano Pina. O dirigente, que também é coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), disse aos atletas que a premiação em dinheiro que a Federação Baiana de Futebol (FBF) pagará pela eventual conquista do campeonato será rateado entre eles, a LCDT ficaria apenas com o carro que faz parte da premiação. “O que queremos de vocês é compromisso e comprometimento. Bola, nós sabemos que vocês têm para jogar bem e chegar à final”, disse Pina.
Chegar à final, aliás, é o mínimo que pretende o técnico Nilson Paulista, ex-jogador que atuou profissionalmente no meio-campo da antiga equipe do Serrano, entre 1980 e 1992. “Depois de muito tempo sem jogar o Intermunicipal, nossa expectativa é fazer uma boa campanha e entrar para a história de Vitória da Conquista”, disse o treinador.
A parceria com a Prefeitura, como parte do processo de renovação da estrutura do futebol amador, foi mencionada pelo novo auxiliar-técnico da equipe, o ex-jogador Clayton Cruz. Mineiro de São João do Paraíso, ele encerrou a carreira profissional também no Serrano, na década de 2000. Agora, integra a equipe técnica chefiada por Nílson Paulista, para a qual pretende trazer a experiência adquirida em sua longa passagem pelo futebol europeu, entre 1999 e 2010, durante a qual defendeu equipes como o Porto e o Sporting, de Portugal, entre outros.
“Venho para trazer mais experiência para o pessoal. Sinto que tenho essa dívida com Vitória da Conquista”, afirmou o ex-jogador. “Queremos participar dessa reformulação, trazer metodologias diferentes e modernizar. Quando se tem vontade, pode-se renovar tudo. E a Prefeitura está super disponível e entendendo a ideia de renovação”.