A regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Vitória da Conquista está em fase de expansão com a adesão de seis novas cidades: Iguaí, Ibicuí, Nova Canaã, Maiquinique, Barra do Choça e Planalto. Para a capacitação dessas novas equipes, um treinamento introdutório está sendo realizado na sede do serviço. O objetivo é preparar os profissionais com os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde e preconizados pelas portarias, bem como o entendimento de como funciona a regulação médica e outros processos. As cidades introduzidas também serão reguladas por Vitória da Conquista.

De maneira alternada, após o curso introdutório, cada turma participa de uma semana de vivência, para acompanhar a ocorrência em tempo real e aprender, na prática, o funcionamento do serviço. A partir daí, segue o treinamento nas respectivas localidades.

De acordo com a coordenadora Regional do Samu 192, Graziela Tavares, também é realizado um tour dentro da central para que os profissionais entendam desde o início do atendimento, a partir da ligação atendida pelo telefonista, passando pelo médico regulador, até chegar na equipe de cada sede.“A introdução acontece aos poucos para que as equipes possam pegar todo o processo. Por essa razão, uma vivência assim é muito importante. Nesse início de treinamento, também foram apresentados alguns protocolos sobre parada cardíaca, trauma e AVC”, explicou Graziela.

Uma das participantes do treinamento introdutório foi a coordenadora de Maiquinique, Lívia Sampaio. Ela considerou a capacitação de extrema importância, porque o serviço de urgência auxilia e presta atendimento em momentos muito sensíveis. “A nossa expectativa é que possamos atender a população de forma mais eficiente sobre o que o Samu 192 propõe, que são as situações de urgência, e prestar um serviço de excelência para a nossa população. A busca constante no atendimento de excelência é uma rota que iremos traçar para alcançar esse sucesso”, disse Lívia.

Outro participante foi o enfermeiro socorrista, coordenador de Ibicuí, Maurício Neto. Para ele, o curso introdutório para o Samu 192 traz para os profissionais entendimento da história e, principalmente, do funcionamento do serviço e suas peculiaridades. “São bastantes os casos de trauma por acidente de veículos, motocicletas e violência urbana na região cortada pela rodovia BA-262, sem contar o trânsito que é muito movimentado. O Samu 192 na região de Ibicuí, preencherá uma lacuna no serviço de saúde”, afirmou o coordenador.

Intérprete de Libras, Renata Lima

Atendimento inclusivo – Além da expansão regional, o Samu 192 de Vitória da Conquista tem apostado na inclusão por meio do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atualmente, a intérprete de Libras, Renata Lima, compõe o Núcleo de Educação Permanente do serviço e ensina a língua para os demais componentes da equipe. No curso introdutório às novas equipes, essa disciplina também compôs o cronograma.

Para a professora e intérprete, disseminar a Libras de forma respeitosa, a partir dos atendimentos básicos, como o Samu 192, agrega mais pessoas para a luta e efetivação da inclusão dos deficientes auditivos e surdos na sociedade. “Libras é uma ferramenta de comunicação e pode salvar vidas. Essa parcela da população tem direitos e precisam ser atendidos. Após um treinamento realizado com as forças de segurança da cidade, como as polícias Militar e Penal, fui convidada pelo Samu 192 e fiquei muito feliz por contribuir”, explanou Renata.