Infraestrutura Urbana
Postado em 10 de novembro de 2022 as 10:22:57
A requalificação da Avenida Olívia Flores já está em fase de conclusão. O trecho entre as avenidas Brasil e Luís Eduardo Magalhães recebeu os últimos serviços de paisagismo esta semana. Além do gramado, também foram plantadas 800 mudas nativas de árvores e arbustos no canteiro central.
“Nessa última etapa, a gente pensou num paisagismo delicado, com proposta de plantas resistentes e também de plantas que vão trazer flores”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira. “E algumas árvores, porque é um trecho que tem menos arborização, por causa do canal, mas a gente fez um levantamento para as espécies ideais a serem implantadas aqui”, completou.
Uma das espécies nativas escolhidas para o trecho foi a buganvília. Em breve, dos exemplares plantados vão desabrochar flores coloridas para levar ainda mais beleza ao local.
A Emurc está realizando a pintura do piso tátil, as alterações na rotatória da Avenida Luís Eduardo Magalhães e a pavimentação da ciclovia no cruzamento com a Avenida Brasil, com inserção de calçadas acessíveis.
O resultado do trabalho agradou. Uma das pessoas que aprovaram o novo visual foi Aítes Ferraz, que diariamente faz caminhada na Avenida Olívia Flores. “Eu achei ótimo, porque eu faço sempre caminhada aqui e antes a gente tinha aquelas pedras que dificultavam, às vezes dava dor no joelho. E com a revitalização, além de ficar bonito, com o verde, é muito agradável pra gente fazer a caminhada e também passar pela avenida. Bom para os moradores e para a cidade”, disse.
A obra
As duas primeiras etapas da requalificação da Avenida Olívia Flores foram concluídas na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, beneficiando, inicialmente, o trecho que liga a AABB à Avenida Brasil e depois do Colégio Modelo até o Fórum da Justiça Eleitora, na altura do Inocoop II. Foram realizadas melhorias na pavimentação asfáltica, iluminação, paisagismo e acessibilidade, além de um moderno sistema de drenagem pluvial.
- Ana Cláudia
- Aítes
No início de 2021, a prefeita Sheila Lemos iniciou a terceira etapa da obra, no trecho que vai da Avenida Brasil à Avenida Luís Eduardo Magalhães. O canal de drenagem foi inteiramente reestruturado e recebeu cobertura. O projeto incluiu a supressão da rotatória entre aas avenidas Luís Eduardo e Olívia Flores, dando lugar à urbanização e paisagismo em toda a sua extensão.
No total, 3,74 quilômetros da avenida receberam recapeamento asfáltico, nove canteiros centrais foram requalificados, totalizando 1,7 quilômetro de extensão, e também houve adaptações nas calçadas laterais. Foram investidos mais de R$ 10,9 milhões na obra, provenientes de recursos próprios do município e do Governo Federal.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura, falou sobre as mudanças que a nova avenida traz para Vitória da Conquista. “Com a requalificação da avenida, supressão da rotatória e instalação do conjunto semafórico, a Olívia Flores se moderniza, desafogando o trânsito e trazendo mais conforto e segurança para os pedestres que utilizam a avenida”, afirmou.