O movimento enxadrístico de Vitória da Conquista é reconhecido regionalmente como um dos melhores da Bahia. Para expandir ainda mais essa prática esportiva, o Clube Conquistense de Xadrez realiza o 1º International Rating Tournament (IRT) do município. O evento será realizado de 6 a 12 de fevereiro, na Casa Memorial Régis Pacheco. Nos três primeiros dias a programação acontece no período noturno; nos demais as disputas ocorrerão nos turnos matutino e vespertino.

Trata-se de um evento voltado para convidados e de renome internacional. Caso algum jogador vença dez partidas ganhará o título de Mestre Fide (MF), uma das condecorações vitalícias concedidas pela Federação Internacional de Xadrez. O evento conta com jogadores de Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista e será organizado em 11 rodadas de 1h e 30minutos mais 30 segundos de acréscimo.

O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um grande impulsionador da imaginação e também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.

Clube Conquistense de Xadrez– Foi fundado no dia 25 de fevereiro de 1990 e tem como missão difundir a prática do xadrez no município de Vitória da Conquista. É uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida pelo município como organização de utilidade pública municipal desde 1992.