Educação
Postado em 5 de abril de 2013 as 20:08:26
Na tarde dessa quinta-feira, 4, professores da Rede Municipal de Ensino das zonas urbana e rural estiveram reunidos com o cineasta Orlando Senna e o secretário municipal de educação, Luiz Ibiapaba, para apresentar e discutir as ações de cinema e educação que desenvolvem no projeto “Lentes Rurais”. Coordenadores do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo/Uesb, parceiros da Prefeitura Municipal também participaram da reunião.
Para Lídia Lemos, professora da Escola Municipal Paulo Setúbal, em Inhobim, e participante das formações desde 2009, é gratificante o resultado na escola. “Desde que fizemos a 1ª Mostra de Cinema de Inhobim e os alunos se viram na tela e gostaram do que fizeram, a nossa responsabilidade ficou maior, para atender as expectativas deles, mas esse casamento do cinema e da educação já está dando muito certo e a gente quer continuar com mais embasamento técnico para ficar cada vez melhor”, afirmou.
O professor de música, Bruno Barbosa, reforçou a importância do cinema na escola. “A princípio criou-se uma apreciação do cinema e foi surpreendente. Em pouco tempo, estávamos com merendeiras, agentes de leitura, entre outros profissionais da escola, dentro da sala discutindo filmes com os alunos. Percebemos que o cinema tem um poder de transformação do ser humano muito grande”. Já o professor da Escola Municipal J.J Seabra, na Limeira, Valdomiro Marques, destacou o empenho de toda equipe da escola para com o projeto. “Em dias de filmagem, as merendeiras fazem o almoço, a gente leva ao ônibus para toda a turma e até o motorista se transforma em figurante. Todos participam e contribuem”.
Para o cineasta Orlando Senna, que esteve na cidade para reuniões com a Prefeitura Municipal e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e foi convidado a conhecer o grupo “Lentes Rurais”, “é emocionante saber que é um projeto que está começando, mas que tem tudo para chegar a todas as escolas de Vitória da Conquista”.
Na ocasião, Luiz Ibiapaba ratificou o compromisso da Prefeitura Municipal com o grupo de professores para garantir suporte técnico e pedagógico, em parceria com o Janela Indiscreta, e parabenizou o trabalho desempenhado. “É motivo de orgulho para toda a Administração Municipal contar com professores tão empenhados e entusiasmados com o cinema na sala de aula”.
Lentes Rurais – O projeto está vinculado ao Núcleo de Novas Tecnologias e Leituras da Secretaria de Educação e reúne professores que participam desde 2009 das ações do projeto “O que se aprende com o cinema: saberes e fazeres na relação cinema-educação”, que engloba a Mostrinha de Cinema Infantil, e são desenvolvidos e organizados pelo Programa Janela Indiscreta. Desde o início das atividades, grandes nomes que trabalham a relação cinema e educação já ministraram cursos, seminários e oficinas que alcançaram mais de 300 professores da Rede Municipal. Fruto do projeto, a Mostra de Cinema de Bate-Pé realizará em 2013 a 5ª edição e a de Inhobim a 2ª edição, além de produções audiovisuais dos alunos orientadas pelos professores.