Vitória da Conquista é um dos 80 municípios brasileiros contemplados com o projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. A iniciativa vai conectar os órgãos públicos municipais, através da internet, permitindo a implantação de aplicativos para melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços públicos. Além disso, está prevista a oferta de sinal de internet gratuito em espaços de grande circulação.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O município será beneficiado com a implantação de 18 quilômetros de fibra ótica, com 17 pontos de acesso à internet – nos quais estarão incluídos todos os serviços da Administração Municipal, além das instituições públicas de ensino superior.

Entre os órgãos da Prefeitura e entidades parceiras que serão interligadas, estão a Secretaria de Educação, Deserg, Praça da Juventude, Escola Municipal Paulo Freire, mais conhecida como CAIC, o Instituto Federal da Bahia (Ifba), Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Hospital Esaú Matos, Central de Marcação de Consultas (Cemae), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Secretaria de Serviços Públicos, Central de Monitoramento, Samu 192 e Central de Regulação.

Profissionais da G4S Technology

Avanços- Em 100 dias de governo, profissionais da G4S Technology, empresa multinacional responsável pela infraestrutura do Cidades Digitais, já estiveram em Vitória da Conquista para fazer o levantamento das condições técnicas para instalação da fibra óptica. A carga com 18 quilômetros desse material já foi entregue ao município. Como a instalação da fibra óptica será aérea, a Prefeitura Municipal aguarda a aprovação do projeto pela Coelba para iniciar as obras, que devem começar em até 60 dias.

Gilberto Veroneze, assessor especial do Núcleo de Tecnologia da Informação

De acordo com o assessor especial do Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilberto Veroneze, Vitória da Conquista se destacou junto ao Ministério das Comunicações por já possuir outras iniciativas na área de novas tecnologias. Um exemplo é o projeto Cidade Digital, de iniciativa da própria Prefeitura, desenvolvido desde 2011, cujos objetivos são semelhantes ao projeto piloto do Ministério das Comunicações: conectar todos os órgãos da Prefeitura por meio de uma rede de internet, permitindo um melhor atendimento ao público. “A tendência é de que o município se consolide como referência em tecnologia no interior da Bahia”, diz Veroneze.

O Cidades Digitais prevê ainda a inclusão de cursos sobre novas tecnologias no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os alunos poderão escolher entre as seguintes opções de cursos: Cabista de Sistema de Telecomunicações, Programador de Sistemas, Instalador e Reparador de Redes.