Cláudio Rodrigues e Cristiane do Céu

Em São Paulo, o mecânico Cláudio Rodrigues já pedalava pra chegar a seus cientes. Muitos deles presos nos engarrafamentos da capital paulista. Foi nessa experiência que ele começou a andar de bicicleta, a pensar sobre mobilidade urbana, a perceber a importância das ciclovias e o quanto os carros contribuem para a poluição do ar.

Há um pouco mais de oito anos, Cláudio decidiu largar tudo e se apegar a uma missão: se tornar um ciclo ambientalista. De passagem por Vitória da Conquista nesta semana, a caminho do Maranhão, ele conta que já percorreu dez países da América do Sul, incluindo o Brasil.

“Comecei essa expedição em outubro de 2010, já percorri 52.602 km. Primeiro, comecei na minha cidade, no bairro em que eu vivia, onde transformei uma área verde que era usada como um lixão em uma praça. Isso foi se expandindo até que comecei a sair do Brasil, pedalando, comecei pelo Uruguai e fui até a Venezuela”, afirma Cláudio, que pedala ao lado da esposa Cristiane do Céu. Ela só entrou na expedição em janeiro desse ano, antes ele pedalava sozinho.

Em cada cidade, o casal busca encontrar autoridades locais e veículos da imprensa para deixar sua mensagem à população, em defesa do meio ambiente e das políticas públicas de mobilidade.

Secretária Interina de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, recebe o casal na Secretaria

“Nosso planeta está sendo degradado sem escrúpulos e a população está desmatando, poluindo, contaminando, sem se preocupar com o amanhã. Resolvi arregaçar as mangas para conscientizar a população sobre a importância de preservação do ecossistema e os recursos naturais”, destaca o ciclista. “Quando a gente chega numa cidade, já chama atenção, atrai a curiosidade e aí a gente conversa com as pessoas sobre esse nosso trabalho de conscientização”, completa.

Em Conquista, eles foram recebidos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Eles estão de parabéns, deixaram tudo para fazer isso, algo que requer dedicação total, enfrentando vários riscos. Parabéns pela coragem”, comentou a secretária interina Ana Cláudia Passos.

Daqui, o casal segue pela BR-116 em direção a Salvador.