A bancada de apoio ao governo municipal, mais os vereadores Ricardo Babão e Luciano Gomes (PCdoB) informaram, à prefeita Sheila Lemos, na manhã de hoje (29) que abriram mão das emendas impositivas individuais relativas ao Orçamento 2022 para que a Prefeitura possa aplicar os recursos na recuperação do município, depois das chuvas intensas. A notícia vem suavizar a situação de emergência que o município vem enfrentando. O valor total das emendas é de cerca de R$ 9 milhões.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do gesto dos 16 vereadores e agradeceu pela importante ajuda. “A situação do município é crítica, principalmente na zona rural, depois das chuvas, que foram intensas nos últimos dias, mas já duram cerca de dois meses, por isso a gente precisa destacar a importância do gesto dos vereadores, que dá um grande alívio. Esse dinheiro será utilizado na recuperação das localidades e servirá para atendermos a população sofrida”, declarou a prefeita.

O líder do governo na Câmara de Vereadores, Chico Estrella (PTC), revelou que a ideia partiu do presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé (MDB), e os demais apoiaram. “Parabenizo o presidente da Câmara pela solicitação. Ele conversou com todos os 15 vereadores e todos entendemos a dificuldade que a Prefeitura passa”, comentou Chico.

Segundo Dudé, o atendimento dos 16 vereadores era de que colocássemos à disposição da prefeita os recursos na ordem de R$ 554 mil de emenda que cada um tem direito para realização de obras. Esse é o nosso papel e mostra o compromisso dos 16 vereadores”, afirmou o presidente da Câmara.

“Esse é o nosso compromisso com a cidade, principalmente com as famílias da zona rural que estão sofrendo muito com as chuvas”, afirmou a vereadora Lúcia Rocha (MDB).

Já Luciano Gomes reforçou que Vitória da Conquista vive um momento atípico com essas chuvas, “então a gente vê nossos irmãos sofrendo e gente vê o esforço que a prefeita está fazendo para minimizar esse sofrimento”.

Para Ricardo Babão, esse momento pelo qual passa a população deve ser de união: “Não é hora de pensar em política e partidarismo, é hora de ação”.

“Este é o momento de Conquista crescer com a unidade de quem a ama”, destacou o vereador Orlando Filho (PRTB).

Nildo Freitas (PSC) também destacou o valor da decisão tomada pelos parlamentares: “Esse é o momento de estarmos unidos e essa decisão se faz necessária pois vai ajudar neste trabalho de reconstrução”.

Adinilson Pereira (MDB) relatou que a cidade está um caos por causa da chuva, “então resolvemos transferir este recurso para resolver as situações que não são poucas”, relatou.

“É nossa obrigação fazer o melhor possível para defender nossos limites”, comentou Hermínio Oliveira (PODE).

Ivan Cordeiro (PTB) foi um dos que abriram mão da emenda. “Nós sabemos quanto vai custar esse trabalho e entendemos que as pessoas ganham com esse recurso aplicado”.

Também assinaram a decisão: Augusto Cândido (PSDB), Delegado Marcus Vinicius (PODE), Dinho dos Campinhos (PP), Edjaime Rosa – Bibia (MDB), Nelson de Vivi (DEM) e Subtenente Muniz (AVANTE).