Os cinco pluviômetros monitorados pela Defesa Civil Municipal registraram uma média de 11,02 milímetros de chuva até 14 horas de hoje (24). O ponto com mais precipitação foi o do Estádio Lomanto Júnior, que chegou a 13,56 mm nas últimas 12 horas.

No centro da cidade, a chuva chegou a 11,99 mm, segundo maior volume, seguido pelo bairro Patagônia, com 10,81 mm, Bruno Bacelar, 10,23 mm e Recreio, com 8,46 mm.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, alerta de perigo de acumulado de chuva em 151 municípios da Bahia, Minas Gerais e Espírito, incluindo Vitória da Conquista. O aviso é válido até as 10 horas de amanhã (25).

Segundo o órgão, a expectativa é que chova na região mencionada entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas.

O Inmet orienta alguns cuidados, como evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal por meio do número 199.

E Defesa Civil Municipal orienta ainda:

– Se o nível de água da sua casa estiver subindo, dirija-se com sua família para um lugar seguro;
– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças, como hepatite e leptospirose;
– Não usar equipamentos elétricos ou que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
– Em caso de febre, vômito, diarreia ou dores de cabeça ou no corpo, após o contato com a água, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.