Na manhã desta terça-feira (12), representantes do Governo Municipal e da Controladoria Geral da União (CGU) fizeram uma avaliação da execução do plano de ação do programa “Time Brasil: Transparência e Integridade em Municípios e Estados”, uma iniciativa da CGU.

O programa auxilia estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção, e trata do papel de cada setor público municipal na execução. Vitória da Conquista foi um dos primeiros cinco municípios do estado convidados a participar do programa depois de ter sido eleito, nos dois últimos anos, como a gestão pública mais transparente da Bahia e ter ficado entre as cinco mais transparentes do Brasil.

Rodrigo Giudice

A palestra principal foi feita pelo representante da Controladoria Geral da União (CGU) na Bahia, Rodrigo Giudice, especialista em Combate e Prevenção à Corrupção, da Unidade Regional da Controladoria Geral da União (CGU) na Bahia. Ele ressaltou que as questões ligadas à transparência e à integridade das ações são fundamentais para a gestão pública, frisando que o programa Time Brasil prevê maior participação popular, com os cidadãos apontando suas necessidades e avaliando os serviços.

Mateus Novais

O secretário municipal da Transparência e do Controle, Mateus Novais, que coordenou o encontro e cuja pasta é responsável pelo cumprimento das metas do programa e das ações anticorrupção no âmbito da administração municipal, destacou que muitas atividades previstas no plano de ação estão ligadas à rotina de cada setor, inclusive para otimizar o tempo de resposta às solicitações da população via Lei de Acesso à Informação e para isso é necessária organização interna. “E o programa Time Brasil vem justamente para nos auxiliar como município a padronizar os nossos serviços dentro do que prevê a legislação”, completou.

Para conferir o detalhamento do Plano de Ação e outras informações do programa Time Brasil acesse o Portal da Transparência.