A equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) recepcionou, ontem (29), 45 aves que eram mantidas em cativeiro em uma casa no município de Iguaí, a 110 km de Vitória da Conquista, e que foram apreendidas pelo Comando Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa).

A maioria das aves apreendidas é da espécie papa-capim, mas também havia cardeal, periquito, garibaldi, coleirinho, brejal, entre outras.

Segundo o veterinário e coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, a partir de agora os pássaros vão passar por uma triagem e pela avaliação clínica da equipe. Em seguida, eles serão acomodados, classificados e receberão alimentação e água. “Após o período de quarentena, serão devolvidos em seu local de ocorrência”, contou Aderbal.

O resgate das aves apreendidas em Iguaí ocorreu após a equipe do Cetas realizar a soltura de 75 pássaros também ontem, em uma fazenda cadastrada para essa finalidade, no município de Itapetinga. Foram devolvidas à natureza, espécies como papa-capim, marreco, sabiá, canário da terra, pássaro preto, caboclinho, entre outras.

Denuncie!

Para quem deseja entregar voluntariamente um animal ao Cetas ou possui informação sobre animal silvestre que precisa ser resgatado, basta entrar em contato pelo telefone (77) 3423-2247. A entrega voluntária do animal isenta a pessoa de qualquer sanção.