A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na tarde dessa quarta-feira, 3, a cerimônia simbólica de entrega dos netbooks aos professores da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, foram entregues oficialmente seis netbooks, além disso, os profissionais da rede receberam o cronograma com as datas de entrega dos equipamentos nas escolas municipais que terá início nessa quinta-feira, 4.

O vice-prefeito, Joás Meira, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou o quanto o Governo Municipal tem trabalhado para melhorar a qualidade do ensino. “O município ao longo dos anos tem realizado ações para melhorar cada vez mais a qualidade de trabalho dos profissionais, abrindo novos horizontes para que possamos atingir o modelo educacional que tanto desejamos”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos da Ibiapaba, os 2 mil netbooks – um investimento de mais de R$ 1,6 milhões provenientes de recursos próprios do Município – auxiliarão o trabalho pedagógico dos profissionais da rede. “O compromisso do Governo Municipal é fortalecer o ensino básico e continuar fazendo do município um polo educacional consolidado. Esses equipamentos contribuirão para a melhoria da educação básica em Vitória da Conquista”, disse.

Márcia Cristina Rodrigues, coordenadora do Segmento I do Círculo Escolar Integrado de Dantelândia

A coordenadora do Segmento I do Círculo Escolar Integrado de Dantelândia, Márcia Cristina Rodrigues, avaliou a iniciativa da Prefeitura Municipal. “Essa iniciativa só vem somar com as nossas atividades diárias e fazer com que tenhamos mais uma ferramenta para trabalhar com os alunos. Isso também vai nos dar mais estímulo porque as tecnologias nos dão a possibilidade de uma maior interação”, salientou.

Daniela Costa, diretora da Escola Municipal Maria Célia

Para a diretora da Escola Municipal Maria Célia, Daniela Costa, a entrega dos netbooks para os professores significa um grande avanço. “O advento tecnológico hoje em dia é um ganho enorme para qualquer profissão. Acho muito plausível a ação da Secretaria de Educação e fico muito feliz porque será uma grande contribuição para o processo de ensino-aprendizagem”.

Tecnologia educacional– Os equipamentos serão entregues com o conteúdo educacional – o mesmo presente no laboratório de informática das escolas da Rede Municipal de Ensino – já instalado. “Compilamos conteúdos autoexplicativos com base nos objetos educacionais do MEC que é o maior banco de dados de software educacional do mundo”, explicou o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, Ronaldo Costa Júnior.

Ronaldo Costa Júnior, gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação

Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou em 2012 um convênio com Instituto Federal de Tecnologia, Ciência e Educação da Bahia (Ifba) para ajudar na capacitação dos professores. “Com isso, os alunos de tecnologia vão estagiar nos laboratórios de informática das escolas e auxiliar os professores em relação ao uso dos equipamentos e seus conteúdos”, salientou Ronaldo. Ainda nesse sentido, a Prefeitura vai trabalhar com os professores as diversas formas de usar os conteúdos pedagógicos presentes nos equipamentos.

A cerimônia contou com a presença de cerca de 200 profissionais, entre diretores, vice-diretores e coordenadores. Além deles, também participaram do evento o secretário municipal de Comunicação, Ricardo Marques, a diretora-presidente da Emurc, Mércia Andrade, coordenadores e gerentes da Secretaria Municipal de Educação, e os vereadores Coriolano Moraes e Ricardo Pereira.