Na última segunda-feira, 25, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão da Prefeitura de Vitória da Conquista, promoveu uma oficina para a equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde. O curso aconteceu na Escola de Formação em Saúde da Família e teve o objetivo de informar sobre prevenção ao acidente de trabalho, a doenças e agravos relacionados a atividades profissionais.

A formação foi divida em dois turnos, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras. “Nós hoje focamos nas informações sobre saúde e segurança do trabalhador, como o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, explicou a coordenadora do Cerest, Jamile Gusmão.

Adriano Oliveira, gerente de manutenção da Secretaria de Saúde

A equipe de manutenção da Secretaria de Saúde possui 36 colaboradores que atuam em diferentes funções e são responsáveis pelos reparos e reformas das unidades de saúde do Município. O gerente do setor, Adriano Oliveira, avaliou a iniciativa. “Este curso é muito importante, pois visa à segurança, principalmente, do nosso colaborador. Um trabalho realizado de maneira segura protege o trabalhador”, disse.

Nelson da Silva, pedreiro

O pedreiro Nelson da Silva Nascimento considerou importante o curso sobre o uso de EPI. “Todos os EPIs são importantes: bota, capacete, óculos, máscara e luva. E eles têm que ser utilizados sempre, para minha saúde e minha própria segurança”, contou o pedreiro sobre o conhecimento adquirido com a oficina.

CEREST – Presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e acidentes relacionados às atividades profissionais, além disso realiza ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários, por meio da prevenção e vigilância. O Cerest funciona na Rua Joaquim Hortélio, 114, bairro Recreio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.Mais informações pelo telefone: (77) 3422-8270.