A saúde mental do trabalhador da saúde será tema de uma palestra promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS< por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), nesta quarta-feira (20), às 9h, no Hospital Municipal Esaú Matos. A palestrante será a psicóloga Amanda Chaves Rocha, e o público, os funcionários da unidade hospitalar.

Segundo a coordenadora do Cerest, Fabiana Oliveira, o objetivo do evento é falar da importância dos cuidados de prevenção para que haja um trabalho com respeito, diálogo e comunicação não agressiva tanto entre colegas como com a gestão, segundo o que orienta a Norma Regulamentadora (NR) 01 sobre os riscos psicossociais.

A NR 01 trata do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. “As atualizações dessa normativa reforçam que a saúde mental deve fazer parte da prevenção de riscos ocupacionais. Isso significa que fatores emocionais e organizacionais passaram a ser reconhecidos como riscos relacionados ao trabalho”, pontuou Fabiana.

Ela explica que promover saúde mental no trabalho é proteger vidas, fortalecer equipes e melhorar a qualidade da assistência. “As atualizações da NR-1 representam um avanço importante na construção de ambientes laborais mais humanos, seguros e saudáveis”.