Nos dias 27 e 28, acontece, no auditório do Núcleo de Educação Permanente, em Vitória da Conquista, a etapa regional da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador. O evento, cujo tema é “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e todas e dever do estado”, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Durante esses dois dias, será discutida a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST). Para tanto, o Cerest tem realizado discussões sobre a PNST, em reuniões ampliadas, nos conselhos municipais de saúde dos 18 municípios que compõem a área de abrangência do serviço e fazendo o levantamento de problemas relacionados à saúde do trabalhador em cada cidade. O encontro tem contado com a participação dos conselheiros municipais de Saúde, sindicatos, associações e demais entidades representativas dos trabalhadores e profissionais de saúde.

Na etapa regional serão discutidos quatro subeixos. São eles: O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora nas regiões de saúde e no estado da Bahia; Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, estados e União.

Ainda na oportunidade, serão escolhidos os delegados e as diretrizes para a etapa estadual que acontecerá em Salvador, no mês de junho, e para a etapa nacional que acontecerá no mês de novembro, em Brasília.