Notícias
Postado em 20 de junho de 2013 as 20:07:16
Situado a cerca de 90 km da sede de Vitória da Conquista, o distrito de Cercadinho conta com uma equipe de Saúde da Família que atende cerca de 600 famílias de nove localidades: Caldeirão, Cipó, Cortesia, Cobras, Olho d’Água, Mutum, Agrovila II, Salitre e Ouro Verde.
E para garantir a participação da população nas ações de saúde, em 2002, o Governo Municipal implantou o Conselho Local de Saúde, que, no dia 18 de junho, terça-feira, deu posse a novos conselheiros do distrito.
Com duração de dois anos, o mandato de conselheiro é uma oportunidade para contribuir diretamente para a melhoria da saúde. “Espero que os novos conselheiros possam dar continuidade ao trabalho e reforçar ainda mais o nosso conselho”, ressaltou o agente comunitário de saúde de Ouro Verde, ex-presidente do conselho, Valmir Pereira de Almeida.
Usuária do serviço, Neilza Rodrigues dos Santos foi eleita conselheira, representando a comunidade de Olho d’ Água. “Estou aqui hoje porque acredito no conselho, pois é aqui que nós podemos falar do que necessitamos”, declara.
O médico da equipe, Rodolfo Mascarenhas, que foi eleito primeiro secretário do conselho, ressaltou o porquê da sua participação. “Vim para Cercadinho como médico para ajudar a comunidade e estou no conselho incentivando para que seja ativo, com a participação de toda comunidade”, avaliou.
O coordenador de Saúde Bucal da Atenção Básica, Cristiano Feres, destacou a importância dos conselhos. “A população, por meio dos conselhos, consegue se articular para buscar melhorias para sua unidade”. A assessora do Controle Social da Secretaria de Saúde, Suzinete Santos Bonfim, acrescentou “a população deve trabalhar junto com a equipe de saúde, sugerindo, por exemplo, o melhor horário de atendimento, avaliando-a, entre outras coisas que possam melhorar as condições de saúde”.
Com reuniões toda segunda sexta-feira de cada mês, às 10 horas, a nova presidente eleita por meio do voto direto, a agente comunitária de saúde de Olho d’ Água, Aline Sousa Pereira, deseja ampla participação da comunidade. “Espero que no nosso conselho não sejamos apenas um fazendo história, mas que a gente seja um grupo fazendo história, pois nós temos que valorizar o que já temos. Antes nós tínhamos de vir atrás do atendimento e hoje é o atendimento de saúde que vem até nós”, ressaltou Aline.
Cercadinho e nove localidades contam de segunda a sexta-feira com atendimento de uma equipe de saúde composta por um médico, uma enfermeira, um cirurgião-dentista, uma técnica em enfermagem, um técnico em saúde bucal, agentes administrativos e dez agentes comunitários de saúde.