Educação
Postado em 16 de setembro de 2022 as 18:12:06
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) já deu início à primeira edição dos Jogos Estudantis, que acontecem em várias escolas do município, com competições esportivas em diversas modalidades, como futsal, basquete, salto em distância, uno, dama, dominó, xadrez e baleado. Os jogos são divididos em três etapas e envolvem 36 escolas, abrangendo aproximadamente três mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
Na primeira fase, que segue até o dia 24, serão as disputas interclasses, em que as 36 unidades escolares envolvidas organizam suas próprias competições internas. Já estão envolvidas nos jogos, as escolas municipais urbanas, entre elas, o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic), Frei Serafim do Amparo, Cláudio Manuel da Costa, Alaor Coutinho, Lisete Pimentel Mármore, Fernando Spínola e Arthur Seixas, e da zona rural, como Rui Barbosa (Cercadinho), Eurípedes Peri Rosa (Bate-Pé) e Maria Leal (Capinal).
- Baleado na escola Rui Barbosa, em Cercadinho
- Futsal na escola Eurípedes Peri Rosa, em Bate-Pé
Já a segunda etapa será entre os dias 4 e 20 de outubro. Trata-se da fase interpolos, já com caráter eliminatório para a fase seguinte. A competição será dividida em seis polos, cada um deles com seis unidades escolares. Cada escola deverá formar equipes para disputar os jogos nas modalidades futsal, masculino e feminino (nas categorias 13 e 14 anos), e baleado misto (categorias 11 e 12 anos).
Para ampliar a participação do público da Rede Municipal, quatro polos estão situados na zona rural. As partidas serão realizadas nas quadras das escolas municipais Erathósthenes Menezes, no Iguá (13 e 14 de outubro), na Maria Leal, no Capinal (17 e 18), no Centro Educacional Moisés Meira, em José Gonçalves (4 e 5), e na Escola Municipal Fábio Henrique, no Assentamento Chapadão (6 e 7).
As equipes reunidas nos outros dois polos, situados na zona urbana, vão jogar no Estádio Municipal Edvaldo Flores (19 e 20) e na quadra poliesportiva do Caic (10 e 11).
Atletismo será no Lomantão
O Estádio Municipal Lomanto Júnior vai sediar, em 16 de outubro, a partir das 8h, de forma paralela, a competição de atletismo com 36 escolas. Cada uma deverá inscrever dez alunos, sendo cinco meninos e cinco meninas, nas categorias 13 e 14 anos, para disputarem as provas dos 100 e dos 400 metros rasos, e ainda as do revezamento 4 por 100.
Terceira e última etapas serão na AABB
Nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira e última etapas vão reunir os times que se classificarem em cada polo – ou seja, as equipes que se saírem melhor nas categorias do futsal masculino e feminino e nas de baleado misto. Restarão, portanto, 18 times que serão reunidos num novo chaveamento. Desta vez, os jogos serão disputados na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). É dessa última fase que sairão os campeões dos Jogos Estudantis de 2022.
Integração e interação social
Segundo Miquéias Pereira, coordenador de Educação Física do Núcleo Pedagógico da Smed, a realização dos Jogos Estudantis resultou de sugestões de professores da Rede Municipal, interessados em reviver o clima dos antigos jogos interclasses, e foi acatada pela Smed.
Em lugar de somente delegar cada escola a promover seus próprios jogos interclasses, a opção foi ampliar o formato com mais duas etapas, e envolver um número maior de escolas da rede municipal. ”
“A proposta é possibilitar a vivência ampla com um maior número de modalidades esportivas. Da forma como elaboramos o projeto, queremos promover a integração e a interação social, não só entre estudantes de uma mesma escola, como também com outras unidades escolares”, explicou Miquéias.
Outro ponto positivo apontado pelo coordenador é o fato de que muitos estudantes terão a oportunidade de estar pela primeira no Edvaldo Flores, Lomanto Júnior e AABB. “Eles vão conhecer espaços públicos que, de outra forma, não teriam a oportunidade de conhecer”, registrou.
- Basquete na escola Maria Leal, no Capinal
- Futsal na escola Arthur Seixas