Foi realizada, na manhã desta segunda-feira, 5, a aula inaugural do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do povoado de Tapirema. O CVT é fruto de uma parceria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) com a Prefeitura de Vitória da Conquista.

Na ocasião, o prefeito em exercício, Joás Meira, falou sobre a importância do Centro. “A educação em todos os níveis é muito importante. O Governo Municipal apoia esse Centro Vocacional, pois é uma oportunidade que a população está tendo de poder ter contato com a capacitação profissional, o que vai facilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho”, disse.

O vereador Coriolano Moraes destacou a parceria do Governo com a população. “Um projeto como esse é de extrema importância para a população. Essa união entre Governo e comunidade proporcionou a implantação desse Centro aqui, na zona rural. Eu espero que as pessoas se apropriem desse equipamento que é de grande propulsão de desenvolvimento, concluam os cursos e chamem mais pessoas para se qualificarem também”, afirmou.

Mais Qualificação – Desde que foi inaugurado, em março de 2012, o Centro Vocacional já qualificou 150 pessoas com os cursos de auxiliar de fiscalização ambiental e oleiro. “A gente está trazendo algo que vai mudar a vida das pessoas profissionalmente, porque é um curso que visa à capacitação profissional, mas também vai contribuir para a integração das localidades aqui da região. Então, esse projeto que está sendo desenvolvido aqui servirá como laboratório para a implantação de outros centros vocacionais em outras localidades”, explicou a coordenadora municipal do Pronatec, Carla Santana.

O coordenador adjunto do programa, Cássio Viana, falou sobre a implantação de novos cursos. “O Pronatec veio para trazer o melhor para a população, ajudar as pessoas a se qualificarem e facilitar a inserção delas no mercado de trabalho. Estamos buscando implantar mais cursos aqui na região, para isso iremos ouvir a população, para que ela aponte quais cursos devem ser oferecidos”, assegurou.

Aprovação Popular – A população local avaliou positivamente os cursos oferecidos pelo Centro. É o caso de Vanessa Santos, ex-aluna de um dos cursos. “Eu fiquei sabendo do curso através de colegas, e decidi participar. Procurei me informar como seria, a data de inscrição. Fiz o curso, foi uma experiência ótima, é sempre muito bom aprender coisas novas. E eu estou confiante que vou conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, destacou.

O representante de Tapirema, Balbino Vieira, comemorou a atuação do Centro na localidade. “Estou muito feliz com a implantação desse Centro aqui em Tapirema. Ele é fruto da luta dos moradores e também de determinação política. Hoje a nossa população pode se qualificar aqui mesmo na localidade”.