Momento prevenção à saúde com o Consultório na Rua

Como o objetivo de proporcionar um momento de lazer, diversão e fortalecer os vínculos comunitários, o Centro Pop Criança/Adolescente realizou nesta sexta-feira, durante todo o dia, atividade especial em alusão ao Dia das Crianças.

A programação realizada em parceria com a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social e o Consultório na Rua incluiu momento de acolhida, brincadeiras, atividades lúdicas, música, distribuição de presentes e kits de saúde bucal. “Nós buscamos hoje fazer um dia diferente, com atividades divertidas, que valorizem a convivência através do brincar”, destacou o gerente do Centro Pop Edvaldo Santana.

Além das brincadeiras, as crianças e adolescentes assistiram atentamente às orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, como escovar corretamente os dentes, e a importância do uso do fio dental. “Fizemos um momento de prevenção à saúde, mostrando a eles a importância da escovação para evitar a perda do dente e também outras doenças como a gengivite”, explicou a técnica em saúde bucal do Consultório na Rua, Lucineide Neres. Após a apresentação, todos foram convidados a fazer uma escovação orientada.

Atualmente, o Centro Pop atende cerca de 30 crianças e adolescentes de forma articulada com outras unidades socioassistenciais e políticas públicas, visando a superação da vivência de rua e/ou situação de rua, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares, a função protetiva das famílias e garantia de direitos, como o acesso à Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e Lazer.