Desenvolvimento Social
Postado em 28 de novembro de 2024 as 15:11:25
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Adulto, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com o Consultório na Rua, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação voltada voltada à oferta de serviços de saúde e assistência social. A iniciativa, que aconteceu nesta quinta-feira (28), integra a campanha Novembro Azul, cujo intuito é o de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata.
Durante a ação, os usuários atendidos pelo Centro Pop participaram de uma roda de conversa, na qual os profissionais de saúde acolheram suas demandas e compartilharam informações sobre os cuidados com a saúde, prevenção ao câncer de próstata e medidas relacionadas a doenças infecciosas. Após a roda de conversa, a população em situação de rua teve acesso a atendimento médico e testes rápidos para HIV e sífilis, realizados pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV).
Para a gerente do Centro Pop, Mailza Monteiro, a parceria com a SMS é essencial para levar informações a essa parcela da população mais vulnerável. “Articulando junto com a equipe do Consultório na Rua, nós levamos informação e conhecimento para os usuários que são atendidos na unidade, como uma forma de trabalhar a prevenção durante a campanha do Novembro Azul”, afirmou Mailza. “Ficamos satisfeitos com o resultado, pois os usuários participaram ativamente e buscaram informações de forma muito positiva, o que nos estimula a realizar novas ações”, complementou.
- Mailza
- Mirian
- Clodoaldo
A enfermeira do Consultório na Rua, Mirian da Silva, ressaltou que as ações do Novembro Azul vão além da prevenção ao câncer de próstata ao promover atenção integral à saúde do homem. Durante a ação, os pacientes tiveram acesso também a atendimento médico, com encaminhamento para exames complementares, caso necessário. “Anteriormente, essas ações eram voltadas apenas para o câncer de próstata, mas agora isso foi ampliado para trabalharmos questões que vão muito além disso. Estamos discutindo o cuidado com a saúde do homem, já que esse é um público que quase nunca vai até a Unidade Básica de Saúde. Por isso, nas ações do Novembro Azul, são abordados outros temas como hipertensão arterial, diabetes, alimentação saudável e cuidados higiênicos”, pontuou a enfermeira.
Clodoaldo Moreira, representante do Movimento da População em Situação de Rua, destacou a importância dessas ações e a necessidade de continuidade desses serviços. “Essas ações referentes ao câncer de próstata são bem importantes para a população em situação de rua. Queremos pontuar que a necessidade de atendimento da população não é em um dia específico, principalmente porque esse é um público que fica muito vulnerável”, relatou Clodoaldo.
A. M., que está em situação de rua há cerca de 20 anos, elogiou o atendimento feito pelas equipes de saúde e assistência social. “Gostei de hoje, para mim foi muito bom. A equipe é muito boa e sempre me encaminha para vários exames, não tenho nada para reclamar”, relatou.