O Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária de Vitória da Conquista realizou nesta quinta-feira, 23, a ação intitulada “Dia da Tosse”, que serviu para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de Março. O evento contou com um café da manhã oferecido ao público e uma palestra sobre a tuberculose, ministrada pela médica Vanessa Khouri Oliveira.

Segundo a enfermeira do serviço, Stael Ariadne Alves, a ação foi feita durante um dia normal de atendimento no Centro para que o público alvo fosse alcançado. Assim, o atendimento não precisou ser interrompido e, ao mesmo tempo, quem está em tratamento ou buscou atendimento no local, recebeu esclarecimentos e orientações acerca da doença. “Além do público usual, nós estamos recebendo um volume maior de sintomáticos, que estão procurando o Centro depois das panfletagens que fizemos durante todo o mês”, afirmou a enfermeira, se referindo à campanha realizada em diversos pontos da cidade.

Durante a palestra, foi explicado o que é a tuberculose, as formas de contágio, o que fazer para evitar e como proceder em casos de suspeita da doença. De acordo com a médica palestrante, Vanessa Khouri Oliveira, a luta contra a tuberculose precisa ser de todos, pois a doença tem cura, mas pode matar caso não seja corretamente diagnosticada e tratada. Ela ressalta que “antigamente era uma doença que atingia pessoas que moravam nas ruas, tinham uma vida desregrada, condições ruins no geral. Mas hoje isso não existe mais. Médicos, enfermeiros, trabalhadores, pessoas de todas as classes enfim podem ser vitimas da doença, ela não escolhe. Então, não podemos ter vergonha da doença, por isso é extremamente importante fazer o exame para detectar a tuberculose”.

Sintomas da tuberculose: o que fazer? – Os principais sintomas da tuberculose são a tosse por mais de três semanas acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Ao notar esses sintomas, a pessoa pode se dirigir ao Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária. O Centro atende pacientes de Vitória da Conquista e outros municípios da região. Ele fica na Praça João Gonçalves, no centro da cidade, no mesmo prédio onde funciona o CAAV.