Na manhã desta quinta-feira, 14, foi inaugurado o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) em Vitória da Conquista. A solenidade contou com a presença do governador Jacques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Mauricio Teles Barbosa, do prefeito Guilherme Menezes e de outras autoridades.

A unidade, responsável por concentrar as ligações da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros (193), possui a tecnologia necessária para absorver todas as chamadas e evitar o congestionamento da central, mesmo em época de maior demanda, otimizando o tempo de resposta para o atendimento das ocorrências.

“É mais um passo na melhoria da nossa segurança pública. Essa Central aqui vai abranger a cidade de Vitória da Conquista e mais 22 municípios. Essa intercomunicação dará uma cobertura de aproximadamente 800 mil cidadãos. A grande vantagem desse sistema é que antes os policiais que estavam nas ruas não tinham nenhuma Central com a qual se comunicar, agora têm”, destacou o governador.

O prefeito Guilherme Menezes falou sobre a importância da unidade e destacou a possibilidade das chamadas do Samu (192) também serem inseridas na central. “É um equipamento essencial para toda a região, não só para Vitória da Conquista. O uso desse serviço significa respostas mais rápidas no combate à criminalidade, portanto maior efetividade nas ações das polícias Civil e Militar. Além disso, existe ainda a possibilidade do centro ampliar os serviços prestados à população, com a integração do Samu 192”, afirmou

O serviço beneficiará as cidades de Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Caraíbas, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Tremendal, Itambé, Ribeirão do Largo, Belo Campo, Cândido Sales, Encruzilhada, Caatiba, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani e Maiquinique.