Gabinete Civil
Postado em 26 de setembro de 2014 as 18:33:51 e atualizado em 29 de setembro de 2014 as 09:44:08
Cerimônia teve a participação do governador Jaques Wagner e do prefeito Guilherme Menezes; permissionários foram conhecer de perto as novas instalações
Ao entrar no novo Centro de Comércio Popular de Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira, 26, a fim de participar do ato oficial de entrega do novo equipamento, a comerciante Rosane Carvalho deslumbrou-se com a nova estrutura em que vai vender suas mercadorias, assim que o novo espaço estiver em funcionamento. “Melhorou cem por cento”, comemorou ela, que há mais de vinte anos sobrevive dessa atividade. “Vai ter mais oportunidade de ampliar o comércio. Foi uma grande vitória e agradeço muito a Deus por isso”, exultou.
Na cerimônia de entrega do Centro, com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito Guilherme Menezes e de inúmeras outras autoridades municipais e estaduais, Rosane foi uma das comerciantes que recebeu simbolicamente as chaves do Centro de Comércio Popular, já concluído.
Construído numa área com mais de 2 mil metros quadrados, onde funcionava a antiga “Feira do Paraguai”, o Centro de Comércio Popular conta com 302 boxes, além de áreas de circulação, sanitários, escadarias e rampas de acesso. Haverá mais conforto e segurança, tanto para comerciantes quanto para os cidadãos que forem às compras.
“Reivindicamos um espaço para que pudéssemos trabalhar com dignidade. O Governo Municipal nos atendeu por várias vezes”, disse Valdemir Pereira, o “Sky”, presidente do Sindicato dos Sacoleiros, Ambulantes e Camelôs de Vitória da Conquista (Sindsac). “Hoje estamos vendo, aqui, esta obra magnífica”.
‘Prosperidade’ – Diante de uma plateia formada por comerciantes entusiasmados, ávidos por desfrutar das novas condições de trabalho, o governador Jaques Wagner sintetizou o empenho do Estado em investir em políticas de geração de emprego, trabalho e renda. “Qualquer pessoa quer sustentar sua família com o fruto do suor do rosto e do calo da mão. Mas quem é pequeno, para começar, precisa de um empurrão. E quem tem a obrigação de dar esse empurrão, para ajudar aqueles que querem trabalhar, é exatamente a administração pública, municipal, estadual e federal”, explicou Wagner, para quem a nova estrutura dará “mais dignidade” aos permissionários: “Esperamos que consigam prosperidade”.
‘Felicidades e bons negócios’ – A Prefeitura de Vitória da Conquista foi responsável por elaborar o projeto do Centro de Comércio Popular e por ceder o terreno para que a obra fosse construída. Além disso, foi com a Administração Municipal que os permissionários negociaram a sua transferência temporária para a Praça Hercílio Lima. Recentemente, as ruas laterais do local foram pavimentadas e receberam novos meios-fios, numa operação em que a Prefeitura investiu mais de R$ 79 mil, vindos de recursos próprios do Município. Agora, promoverá o processo licitatório por meio do qual será escolhida a empresa que será responsável por administrar o novo espaço.

Prefeito Guilherme Menezes falou sobre a participação da Prefeitura para a concretização do novo equipamento que foi entregue
“Quero desejar a vocês muitas felicidades e muitos bons negócios neste local”, desejou o prefeito Guilherme Menezes, ao falar aos permissionários. “Vocês estão de parabéns, sobretudo pela organização. Quando uma comunidade se organiza, tem tudo para conseguir os seus mais altos objetivos”. De fato, a comunidade conseguiu, como pôde atestar a comerciante Rosane: “O Governo Municipal nos disse que nos ajudaria. E realmente cumpriu”.
Nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão– No mesmo dia, antes de chegar ao Centro de Comércio Popular, o governador Jaques Wagner esteve no Shopping Conquista Sul, onde entregou a nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão. Ali haverá o funcionamento por hora marcada, ofertando 170 serviços de nove órgãos parceiros, a exemplo da Receita Federal, do Tribunal Regional Eleitoral e da Polícia Federal.
A unidade terá capacidade para realizar mais de 30 mil atendimentos por mês, como emissão de RG, carteira de motorista e até passaporte. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Os serviços já podem ser agendados pelos números 0800 071 5353 (fixo) e 4020 5353 (celular).