Com uma área total de 24.771,56 m² distribuídos nos mais diversos segmentos, o Centro Cultural Glauber Rocha tem se tornado um espaço com potencial considerável não só para a Zona Oeste de Vitória da Conquista, como também para toda a cidade.

Com 500 vagas de estacionamento, diversos serviços são oferecidos para a população nos 70 postos de atendimento distribuídos no espaço. No Glauber Rocha, está localizada a sede da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), com o gabinete da prefeita Sheila Lemos, a Secretaria de Governo, atendimento da Secretaria da Mulher, Coordenação de Economia Solidária, Cartão SUS, CadÚnico, Sala do Empreendedor, Coordenação de Transportes, ATUV, Projovem Urbano e Rural, Planetário, Embasa, Posto do Banco do Brasil, Posto da Caixa Econômica, caixa eletrônico Banco 24h, lojas de artesanato, Praça de Alimentação.

No Centro Glauber Rocha também estão o Planetário Everardo Públio de Castro, que recebe alunos e comunidade em geral por meio de palestras, explicações sobre o universo e exibição de filmes em 3D, no formato de 360º, a Associação Comercial e Empresarial de Vitória da Conquista (Acevic) e, em breve, também haverá atendimento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e, a expectativa é que uma agência dos Correios também seja instalada no local. Ao todo, foi mais de um milhão de atendimentos desde que a Prefeitura da Zona Oeste foi inaugurada, há quase 6 anos.

“Nós estamos em uma das áreas mais nobres da cidade. A pessoa que vem pra aqui pra poder usar os serviços da Prefeitura, tem a comodidade de ter estacionamento gratuito, ter uma praça de alimentação, ter toda a segurança necessária. Aqui nós temos várias secretarias oferecendo seus serviços. E nós estamos em constante evolução. A gente não faz parcerias com as entidades públicas e privadas para que o público esteja conosco. Então, nós estamos sempre tentando trazer para o Glauber Rocha serviços que vão beneficiar a comunidade, principalmente da Zona Oeste. E nós estamos trabalhando para que também os Correios tenham uma unidade aqui”, destacou o coordenador da PZO, Wal Cordeiro.

Além de todos esses serviços, o Glauber também é espaço para geração de renda e diversas opções de artigos em geral, sobretudo, o artesanato. Há sete anos com estande no Glauber, Dona Célia Santos produz e vende toalha, caminho de mesa, saída de praia, biquíni, roupa de boneca, entre outros produtos. Enquanto ela contava que as vendas aumentaram nos últimos anos, aproveitava para fazer os seus artigos em crochê. “De dois a três anos para cá melhorou mais e com fé em Deus vai continuar melhorando”, disse.

O senhor Terlino Moreira é artesão e confecciona diversos produtos em madeira. Instrumentos musicais, brinquedos, artigos para escritório, entre tantos produtos feitos à mão. Ele é comerciante no Glauber há 9 anos e lembra o quanto aumentaram os seus pedidos em razão dos serviços levados para o Glauber Rocha. Com a maior circulação de pessoas no espaço, aumentou a quantidade de visitantes e clientes na sua loja.

“De quatro anos para cá houve uma mudança muito grande e vem melhorando cada vez mais. Teve uma evolução muito grande no movimento, nas vendas e na divulgação na cidade e fora também. Isso trouxe mais segurança para nós artesãos. Então, hoje a venda mudou muito, hoje eu vendo bem mais e a esperança é que futuramente isso vai melhorar mais ainda”, disse satisfeito.

E além dos serviços prestados para a população, o Centro Cultural Glauber Rocha também é palco de grandes eventos da cidade, a exemplo do Arraiá da Conquista, Feira de Holambra, Marcha para Jesus, Dia da Mulher, Cyber Conquista, Expo Louça, entre outros. O Arraiá da Conquista, por exemplo, atingiu este ano o recorde de público no Glauber Rocha, quando mais de 25 mil pessoas estiveram no local para conferir Nadson, o Ferinha. Os portões do espaço foram fechados por medida de segurança. No ano anterior, em 2023, o maior público no Glauber chegou foi de 23 mil pessoas durante o show de Tierry, também no Arraiá da Conquista.

O mesmo sucesso de público, que também encheu o Glauber Rocha, foi a 18ª edição da Marcha para Jesus. Este ano, o tradicional evento que encerra a Semana da Cultura Evangélica atraiu cerca de 25 mil pessoas ao espaço, evidenciando o potencial do Centro Cultural Glauber Rocha, como um espaço versátil, voltado para prestação de serviços, promoção do lazer e da cultura, por meio da realização de eventos de grande escala, com amplo espaço e estacionamento gratuito e segurança.