Sistema de senhas foi implantado no final de 2012 para agilizar o atendimento

Responsável por agendar consultas, procedimentos e exames de Vitória da Conquista e municípios pactuados, a Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados (Central de Marcação) implantou no final de 2012 o sistema de senha para agendamento de procedimentos de alta complexidade, para pacientes em tratamento do câncer, terapia renal substitutiva ou exames para pessoas que já estão internadas. O objetivo dessa ação é otimizar e agilizar o atendimento e as respostas no serviço.

Gildacy Brito, coordenadora da Central de Marcação

“O sistema de senha direcionada foi uma estratégia boa, pois diminuiu o tempo de espera do paciente”, avaliou a coordenadora do serviço, Gildacy Brito de Nascimento. Ela destacou também outras inovações no serviço, como a implantação do Sistema de Medicina Nuclear, que marca exames de imagem, como cintilografia e ressonância. Além disso, para melhor acolher as cerca de 500pessoas que diariamente passam pelo serviço, a Central passou por ampla reforma estrutural.

Irene Silva, moradora do Alto Maron

Os usuários, como a moradora do Alto Maron, Irene Maria da Silva, de 59 anos, aprovaram as mudanças. A senhora declarou que o atendimento melhorou muito depois da senha. “Ficou mais fácil marcar os exames. As pessoas daqui atendem muito bem, são amáveis e educadas. Tenho que agradecer ao atendimento aqui”, disse.

O atendimento da Central também é avaliado pela Ouvidoria do SUS, que funciona ao lado do serviço e registrou no último ano a queda no número de reclamações. Para o ouvidor da Saúde, Paulo Edson Amorim, essa queda pode ser atribuída a diversos fatores: melhoria no atendimento e na comunicação com os marcadores das unidades, o gerenciamento eficaz das solicitações dos pacientes, entre outros aspectos.

Paulo Edson, ouvidor da Saúde

São atendidas cerca de 500 pessoas por dia na Central de Marcação

“Em 2012, foram registradas 33 manifestações de pacientes que procuraram o serviço da Central de Marcação. Destas, 12% foram reclamações relacionadas principalmente ao atendimento ao público, 6% elogiaram a atuação de servidores do setor e o restante foram solicitações de marcação de procedimentos e consultas ou pedido de informações. Se compararmos com 2011, houve redução em mais de 80% no número de reclamações. Esses números demonstram a atenção do serviço aos usuários do sistema de saúde”, avaliou Paulo.

A Central de Marcação está localizada no centro da cidade

Saiba como funciona a Central– Após consulta na Unidade de Saúde, o paciente deve deixar o seu pedido na própria unidade para que esta o encaminhe para Central. Após a marcação do exame, o pedido retorna à unidade com os dados em anexo. Os procedimentos de alta complexidade para pacientes em tratamento de câncer, terapia renal ou exames para pessoas que já estão internadas são agendados na própria Central, localizada na Rua Coronel Gugé, s/n, Centro, próxima à Prefeitura.