Sesep dá os últimos retoques na limpeza do Cemitério Campo da Paz para o Dia de Finados

Os três cemitérios sob a responsabilidade da Prefeitura de Vitória da Conquista estão prontos para a tradicional visitação pública do Dia de Finados, que acontece nesta quarta-feira (02), das 7h às 18h.

Nas últimas semanas, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) e apenados do projeto Começar de Novo executaram serviços de varrição, capina, roçagem e limpeza geral, além de melhorias na iluminação e pintura de capelas, muros, portões e meios-fios, nas áreas internas e externas dos cemitérios do Kadija, Campo da Paz e Saudade.

Além da limpeza, foi feita a primeira etapa do paisagismo, com plantio de grama, flores e mudas de ipê

Este ano, será o primeiro Dia de Finados do cemitério Campo da Paz, inaugurado em março. Além da pintura dos muros e do portão, foi recentemente concluído o isolamento da área de estacionamento. “Recuperamos e isolamos o estacionamento da área da cascalheira”, informou o secretário municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha, referindo-se às toras de eucalipto que foram afixadas na área do estacionamento. No espaço, estão em andamento as obras de construção da capela, da área administrativa e dos sanitários.

Outra intervenção concluída foi a primeira etapa do paisagismo, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Houve plantio de grama, compondo um canteiro ao lado do calçamento, e ainda dez mudas de ipê de grande porte, com alturas variando entre 2,5 e três metros. As mudas são adaptadas ao clima de Vitória da Conquista.

Muro e portão do novo cemitério receberam pintura

Dentro do espaço também foram plantadas flores e mudas de espécies nativas como quaresmeiras e bromélias, que também suportam as temperaturas típicas do município. “Optamos por essas espécies por serem muito bonitas e darem um novo colorido ao ambiente. As quaresmeiras são roxas, os ipês são rosa, roxo, branco, de todas as cores. Daqui a dois anos, elas já estarão florindo”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Segundo a coordenação do Campo da Paz, o novo cemitério recebe em média dez visitantes por dia. A expectativa é de um aumento significativo no dia 2, tendo em vista a quantidade de corpos já sepultados no local.

Visitantes elogiam limpeza do Cemitério do Kadija

Cemitério do Kadija também recebeu nova pintura na fachada e nos meios fios, além da limpeza interna

Mesmo na véspera do feriado dedicado aos mortos, visitantes já podiam ser vistos no Cemitério do Kadija. A doméstica Neilde Ribeiro, 66 anos, ao lado da irmã, Marlene, de 71, foi visitar o túmulo da irmã mais velha, Tereza, falecida em janeiro deste ano. Depois de limpar a sepultura, acender velas e fazer orações, ela reparou na limpeza do cemitério. “Está muito bonito. Tiraram o mato, deram uma geral. A gente vê tudo organizado”, avaliou.

Marlene e Neilde foram visitar o túmulo da irmã e repararam na limpeza do Cemitério do Kadija

Sobre os cemitérios

O Cemitério do Kadija foi inaugurado oficialmente em 1988 e tem 25 mil corpos sepultados. O equipamento é dividido em alas masculina, feminina e infantil e conta com um ossuário, com 456 gavetas identificadas.

Já o Cemitério Municipal Campo da Paz, no bairro Zabelê, está em funcionamento desde março deste ano. No local, que é dividido em três quadras, já foram sepultados mais de 500 corpos. O cemitério tem capacidade total para 1.164 jazigos.

Quanto ao Cemitério da Saudade, foi construído em 1915, no bairro Sumaré. Lá, estão sepultados 12.709 mil corpos.