Desde que o Governo Participativo assumiu a Prefeitura de Vitória da Conquista, em 1997, o desenvolvimento social saiu da esfera do assistencialismo passando a ser priorizado pela Administração como uma política pública voltada para a proteção e o pleno desenvolvimento dos direitos humanos. Como resultado desse sistema participativo e integrado, o Governo Municipal implantou no município diversos programas que se tornaram referência na área.

Guilherme Menezes

Um deles é o Programa Conquista Criança que, neste mês, completa 16 anos de existência. Criado a partir de uma demanda vivenciada em Vitória da Conquista, o programa teve início com 33 crianças e adolescentes que viviam em situação de rua. De lá para cá, o programa já beneficiou mais de 5 mil educandos com atividades pedagógicas, recreativas, esportivas, de acompanhamento escolar e familiar, e com acompanhamento clínico e odontológico.

“O Conquista Criança é um marco em nosso governo, um programa que já atendeu várias gerações de crianças, mostrando um resultado muito positivo”, realçou o prefeito Guilherme Menezes. Ele ainda destacou: “Por conta dos desafios enfrentados, temos muitos motivos para festejar os 16 anos ininterruptos desse programa tão importante”.

Eslange Silva

Mesma opinião tem a gerente do Conquista Criança, Eslange Silva, que começou a trabalhar na instituição, no início de 1999, como orientadora educativa. “O Conquista Criança foi a primeira instituição pública municipal a trabalhar com este público – eram crianças e adolescentes, principalmente, vindos da época do lixão. Realizamos todo processo de conquista, de acolhimento desses educandos”, contou.

Avanços – Em quase 15 anos de trabalho na instituição, Eslange relata o progresso conquistado, via Governo Municipal, ao longo do programa. “Tivemos avanços na vida familiar dos meninos ao reinserirmos crianças e adolescentes no vínculo familiar; ao encaminharmos famílias para o mercado de trabalho; e ao inserirmos os jovens no ensino superior e no mercado de trabalho. Foram feitos muitos encaminhamentos com resultados expressivos e quando isso acontece é muito positivo”, comentou.

Miguel Felício

Atualmente, 425 crianças e adolescentes entre a faixa etária de 6 a 18 anos incompletos são atendidas pelo Conquista Criança. O programa desenvolve o acompanhamento familiar e escolar, com 193 famílias atendidas em 36 bairros do município, totalizando, até o mês de setembro, 2.103 atendimentos individualizados aos educandos e família.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, o Conquista Criança é destaque no município. “Temos um serviço de excelência, que nos coloca numa posição estratégica. Ali colhemos muitos frutos em função das atividades desenvolvidas que transformam o público atendido, tirando muitos da situação de vulnerabilidade social”, declarou.

Pela importância do programa para a vida de milhares de meninos e meninas que passaram pelo programa e dos que ainda serão atendidos, o compromisso da Prefeitura em investir cada vez mais no Conquista Criança está mantido. “O Governo Municipal continuará empenhado em aperfeiçoar a cada dia esta entidade para que outras crianças e adolescentes tenham suas vidas transformadas”, assegurou o prefeito.