Em comemoração do aniversário de 80 anos de Dom Celso José Pinto da Silva, uma celebração eucarística foi realizada na noite dessa quarta-feira, 16, na Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A homenagem reuniu fieis de Vitória da Conquista que acompanharam os 20 anos da vida sacerdotal de Dom Celso em Vitória da Conquista. Ele foi o terceiro bispo da cidade.

Dom Celso, que nasceu no Rio de Janeiro e se ordenou padre em 1959, é, atualmente, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Teresina, no Piauí. “Cheguei a Vitória da Conquista no auge dos meus quarenta e poucos anos e fiquei vinte anos nessa cidade. Nunca imaginei chegar aos 80 anos, mas durante a minha caminhada encontrei muitos companheiros que me apoiaram. É extremamente gratificante para mim saber que nunca estive sozinho. Agradeço a todos”, afirmou Dom Celso.

Domitília Cardoso, 84, é uma antiga amiga de Dom Celso e fez questão de participar da celebração. “Eu participei durante oito anos do grupo de oração Santo Antônio, criado por dona Riza, mãe de Dom Celso. Ele sempre foi uma pessoa boa, prestativa, que se interessava pelos pobres. Foi um bispo que fez várias ordenações e tem uma representatividade muito grande para todos os fieis em Conquista. Essa homenagem é mais do que merecida, não é todo mundo que chega a essa idade. Desejo muitas felicidades, paz e saúde”, explicou.

Irmã Leda, 68 anos, também conheceu de perto as ações de Dom Celso. Para a religiosa ele é um grande exemplo. “Ele sempre cuidava de tudo e era amigo de todos. Dom Celso ordenou muitos padres e diáconos e esperava ansiosamente esses oitenta anos que hoje estamos comemorando com muita alegria”, disse.