Até este sábado (5), o Castramóvel estará prestando atendimento no bairro Kadija. Na manhã desta sexta-feira (4), tutores de cães e gatos levaram os pets para fazer a castração, procedimento importante que previne doenças e controla a população desses animais. Neste primeiro dia, 22 castrações foram realizadas.

“A castração traz vários benefícios. O animal não vai ter doenças sexualmente transmissíveis, também diminui a incidência de doenças em fêmeas e em machos, e principalmente o controle populacional”, mencionou o veterinário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pedro Ricardo Massanet.

As castrações acontecem na unidade móvel do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), que está localizada na Unidade de Saúde da Família Nelson Barros, localizada na Rua Ibiassucê, S/N, Kadija. A coordenadora do centro, Ana Luiza Gusmão, destacou a ida dos tutores neste primeiro dia de retorno do atendimento.

“Com esse retorno, graças a Deus o movimento foi bastante prazeroso de ver, todo mundo aderiu, apareceram muitos tutores com seus animais e está tendo bastante adesão à campanha. É um trabalho maravilhoso de ser feito com os animais domésticos, cães e gatos. O pessoal do bairro sempre acolhe e aparece bastante, todo mundo tem esse interesse de aproveitar essa cirurgia gratuita”, disse.

O atendimento do Castramóvel precisou ser interrompido para emissão dos relatórios do período trabalhado ao Conselho de Medicina Veterinária, e posterior liberação do órgão para prosseguimento dos atendimentos. Além disso, a unidade móvel recebeu nova plotagem para iniciar a nova etapa de procedimentos.

Jaqueline Oliveira levou os doguinhos Jhon e Salsicha para a castração. Ela elogiou o atendimento realizado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Estou achando maravilhoso, muito bom mesmo. Esse serviço ajuda muito a população. Hoje eu trouxe Jhon para fazer a castração e ficar tranquilo”, disse Jaqueline Oliveira.

Camille Campos também aproveitou o Castramóvel para garantir a castração gratuita do seu gatinho Theo. A operária elogiou a iniciativa da Prefeitura em democratizar e facilitar o acesso da castração aos cães e gatos. “Eu achei muito bom, fui atendida agora há pouco. Agora estou esperando o meu gatinho ser atendido. Acho muito importante a castração dos animais porque evita doença, é bom para a saúde deles e acho super legal esse projeto que a Prefeitura faz. É uma excelente iniciativa porque os animais precisam desse cuidado. Eu mesma trato o meu gatinho como filho”, contou.

Para a realização dos procedimentos nos pets, os tutores precisam levá-los em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Após a avaliação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), serão castrados os gatos machos e fêmeas e os cães machos. Já as cadelas são encaminhadas para o procedimento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).